Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica D. Pedro I - Arco Maior 3 Gaia (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
- Turma: - Uma turma de 6 e 9º anos foram as escolhidas, nas aulas de Homem Ambiente e de jardinagem.
- Calendarização: - abril recolha de(imagens) fotos e maio construção do painel.
- Desenvolvimento - O seguinte desafio foi apresentado aos alunos do 6 e 9 anos na disciplina de Homem ambiente e de jardinagem “Construção de um Painel sobre a “biodiversidade do Arco3
Este Projeto foi desenvolvido nas disciplinas de homem ambiente e Jardinagem enquadrando-se nos conteúdos programáticos das referidas disciplinas no desenvolvimento das tarefas
Realizou-se uma recolha de fotos sobre diversidade de plantas do jardim da escola e da zona envolvente desta.
Os alunos foram recolhendo algumas fotos durante o mês de Abril na escola e zona envolvente no seu tempo livre. Apos a recolha das imagens das plantas descarregamos todas as imagens para um computador e colocamo-las todas num documento-
Na sala de aula foi realizada uma seleção de fotos para a construção do painel. Escolhemos as que melhor caracterizam a zona trabalhada.
O painel construído foi exposto no junto da entrada da escola e onde pode ser apreciado por toda a comunidade escolar.
Também colocamos o painel na página do facebook do Arco maior
Utilizaram -se os seguintes materiais para a construção do painel:
Usamos a cola UHU, cartolina, lápis de cor e marcadores, papel fotográficos, reutilizamos uma placa de madeira recorremos a técnicas de colagem com a cola UHU . No painel tentamos criar um ecossistema local com todos os níveis tróficos, sendo possíveis de ser criadas cadeias alimentares.
Foi um projeto que uniu alunos das duas turmas de 6º e 9 anos trabalhando todos em prol e com o mesmo objetivo. A construção deste painel foi um projeto muito desafiador
“A biodiversidade é a biblioteca da vida”
… Thomas Lovejoy

Fotos do painel: