Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Este Painel foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas e do CTA (Conselho de Turma em Ação) do 8.º ano de escolaridade, Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, ao longo do ano.
Envolveu uma turma de 8ºano de escolaridade (turma A), com 27 alunos, professores da turma, a associação ANIME.PAF.
Tratou-se de um projeto interdisciplinar que pretendeu dar a conhecer a biodiversidade da região envolvente à escola, sublinhando a necessidade de a proteger/ restaurar/ promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, enquadrado no ODS 15. O Ecossistema escolhido foi o Parque Ecológico da Várzea da Quinta do Conde representando a magnífica riqueza natural que temos na nossa região.
Teve como principais objetivos: estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular; conhecer a biodiversidade local; educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais; desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica; dar a conhecer produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature); alertar para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Procedeu-se, em Conselho de Turma, à planificação do trabalho a dinamizar na escola, desenvolvendo estratégias e atividades que garantissem a eficácia do projeto. Neste contexto, a implementação do projeto foi efetuada numa vertente lecionação interdisciplinar e articulada do currículo e beneficiando do trabalho colaborativo das disciplinas de Ciências Naturais, Português e Educação Visual articulando com os projetos de Educação para a Saúde, Programa Eco-Escolas, Clube AR.C.A.(arte, ciência e ambiente) e Biblioteca Escolar.
Este projeto foi realizado por várias fases. Numa primeira fase, os alunos participaram numa Ação de Sensibilização Ambiental sobre o Parque Ecológico da Várzea, dinamizada pela Associação ANIME em colaboração com a Câmara Municipal Sesimbra, onde foi abordado a biodiversidade da região, identificando a fauna e flora caraterísticas com destaque para espécies autóctones.
De seguida os alunos, em grupos de trabalho, na disciplina de Ciências Naturais, organizaram a informação recolhida na ação de sensibilização e realizaram pesquisa de mais informação. Cada grupo selecionou várias espécies, identificando o nome comum, o nome científico e algumas características mais revelantes. Também escreveram fases/ mensagens apelativas à conservação da Natureza que foram posteriormente revistas em aula pela professora de Português.
Na disciplina de Educação Visual procederam ao desenho de algumas espécies que usaram no painel. Outras espécies foram impressas e pintadas pelos alunos.
Para a construção do painel usamos cartão que reutilizamos de uma embalagem de um eletrodoméstico. A técnica usada foi mista: guache, tinta acrílica, marcadores e colagem sobre o cartão. Para a base do painel foi utilizada tinta acrílica e esponjado em guache, ilustrando a paisagem do Parque da Várzea com enquadramento da Serra da Arrábida no horizonte. A biodiversidade foi ilustrada recorrendo ao desenho e pintura com lápis de grafite e lápis de cor. Posteriormente, foram recortados e colados usando a cola UHU. As espécies colocadas, estão ainda identificadas pelo nome comum. As letras/títulos foram desenhadas com lápis de cera, caneta ponta fina e em papel cavalinho e posteriormente rasgadas e coladas.
Por fim, a dinamização desta atividade foi muito gratificante e contribuiu para o sucesso escolar dos alunos uma vez que promoveu aprendizagens ativas centradas nos alunos em que estes se envolveram de forma dinâmica e autónoma na construção do seu saber, aliado a ambientes diversificados e não formais.
Os trabalhos ficaram expostos na escola e divulgados nas redes sociais.
O Parque Ecológico da Várzea, situado tão perto da nossa escola, é um tesouro natural que merece e deve ser visitado, admirado e preservado. Fazê-lo está na mão de cada um de nós!

Fotos do painel: