Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde (Sesimbra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
A educação ambiental pode ser entendida como o conjunto de processos pelos quais o indivíduo e sociedade constroem valores, conhecimentos, competências e atitudes voltadas para a conservação do ambiente. A escola é um espaço onde as crianças podem estabelecer relações e trocar informações entre si, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem conceções e posturas cidadãs, cientes das suas responsabilidades e, principalmente, perceberem como podem agir no meio ambiente.
Dado que os alunos da turma 1º A da EBI da Quinta Conde demonstraram interesse sobre o ambiente que os rodeia, preocupação em relação aos animais e plantas em perigo partiu-se desse interesse para a construção deste projeto, que teve como objetivo principal promover mudanças de atitudes e valores que encorajem sentimentos de preocupação com o ambiente e motivem ações que o melhorem e o proteja.
Em sala de aula, foram apresentados vídeos sobre a Lagoa Pequena, para um primeiro contacto com a biodiversidade deste local, pertencente ao nosso concelho de Sesimbra. Posteriormente, os alunos visitaram o Centro Interpretativo da Lagoa Pequena, onde puderam observar a fauna e a flora existente, fazendo os seus primeiros registos (desenhos). Os desenhos dos alunos foram trabalhados em sala de aula, com apoio da professora titular de turma e do professor de artes (AEC’s) e utilizado um cartaz com as aves da Lagoa Pequena para tentar aproximar os desenhos à realidade. Os desenhos foram pintados com lápis de cor e recortados para posteriormente serem colados com cola universal UHU no cartaz, onde desenharam uma vista geral da Lagoa Pequena. Na paisagem do cartaz foram utilizados lápis de cor para pintar a água da lagoa e coladas plantas, paus e caruma de pinheiro (recolhidos na visita à Lagoa Pequena) com cola universal UHU de forma a representar a flora existente. Para o cartaz foi reutilizada uma cartolina que já tinha servido para a apresentação de outro trabalho. Para finalizar, os alunos legendaram as espécies representadas: camão, garça vermelha, galinha d’água, frango d’água, pato real, frisada, águia de asa redonda e rouxinol-bravo e ainda escreveram algumas frases que visam alertar para a proteção da natureza: “Protege a biodiversidade”; “Cuida dos animais”; “Não deite lixo para o chão”; Não faça fogo na mata”. As legendas e as frases foram coladas com cola universal UHU.

Fotos do painel: