Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Para a realização do painel da biodiversidade, foi muito importante termos visitado a praia de Lavadores, durante a maré vaza. Esta visita inspirou-nos bastante e tivemos muitas ideias que tentamos “colocar” no painel. Como encontramos muitos seres vivos nas poças de maré e também vimos onde estes vivem, foi mais fácil transpor para o papel uma parte da biodiversidade desta praia.
Utilizamos papel de cenário de tamanho A2 e aí começamos a esboçar tudo o que queríamos colocar no painel. Como a praia de Lavadores é muito rochosa, ocupamos um espaço significativo do painel com rochas e uma parte mais reduzida com areia. Representamos também as poças de maré com alguma água.
Para representar o céu utilizamos tinta azul clara; representamos as nuvens esbranquiçadas; para as representarmos utilizamos bocadinhos de esponja embebida em guache branco. No céu colamos algumas aves (gaivotas e pombos). Para pintar o mar utilizamos uma mistura de azul claro e azul escuro. Pintamos as rochas com uma cor mais escura, utilizando o cinzento (muitas rochas de Lavadores têm um líquen (Verrucaria) incrustado e ficam com um tom escuro.
Nas rochas desenhamos seres vivos que aí se agarram, como por exemplo: as lapas, os mexilhões, as cracas, os bálanos, os ouriços e as anémonas. Estas aparecem mais nas rochas que ficam dentro de água. Como na visita encontramos imensas estrelas do mar, também as desenhamos nas poças. Colamos também um camarão e uma ranhosa dentro de uma poça. Colocamos um caranguejo pois vimos alguns durante a visita. Desenhamos algas verdes que vimos com bastante abundância nas poças.
Resolvemos colar areia e conchas nas rochas pois achamos que iriam embelezar o trabalho. As conchas e a areia foram recolhidas durante a visita à praia.
Neste painel utilizamos as técnicas de pintura e colagem.
Os materiais utilizados foram lápis de cor e grafite, marcadores, guaches, cola UHU, conchas, areia, esponja e papel de cenário.
Este desafio foi lançado numa turma de 8º ano e os alunos realizaram, durante as aulas de Ciências Naturais, seis painéis. Após a sua conclusão, alunos e professora de Ciências escolheram, para ser submetido, o painel cuja descrição foi feita.

Fotos do painel: