Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB 2,3 D. Pedro IV (Sintra)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
PAINEL BIODIVERSIDADE DA MINHA TERRA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MIGUEL TORGA
EB 2,3 D. PEDRO IV
Turma 6.º F – 2.º ciclo
Professora Responsável: Teresa Saturnini
Área curricular: Educação Tecnológica
Memória Descritiva
Através da divulgação das iniciativas do Projeto Eco-Escolas, da Escola Básica D. Pedro IV, tivemos conhecimento do Desafio 2021/2022 “Painel da Biodiversidade da minha terra” e nesse sentido um grupo de 9 alunos da turma do 6º F decidiu colaborar neste desafio.
A professora Teresa Saturnini motivou os seus alunos para o Projeto “Há natureza nas portas” que serviu para sensibilizar os alunos para os problemas ambientais, como por exemplo a biodiversidade, a importância da sua preservação e também para lhes proporcionar o uso de várias técnicas de expressão plástica (técnica mista: materiais riscadores e colagem) no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.
A finalidade era enfeitar as portas das salas de aula com um Painel onde se identificava um habitat diferente e assim os alunos deveriam pesquisar e aprofundar os seus conhecimentos sobre a biodiversidade desses locais.
O Habitat Sapal, da zona do Estuário do Tejo, faz parte da região onde a escola se localiza e por isso os alunos em pequenos grupos partiram à descoberta das suas características.
Os grupos de trabalho foram organizados segundo a disposição das mesas na sala de aula. Cada fila de alunos trabalhou um habitat.
1º Foi feita a pesquisa da flora e da fauna de cada habitat em cada grupo de trabalho com recurso aos seus telemóveis pessoais em sala de aula.
2º Os alunos dividiram-se para desenhar os vários elementos através da observação de fotos da internet.
3º Toda a composição foi montada numa folha de papel cenário com a dimensão de 1mX 1m.
4º O fundo foi realizado com cartolinas e papéis diversificados e com reutilização de papel e cartão.
5º Por cima foram colados com recurso a cola líquida e em baton UHU os animais e as plantas que previamente foram desenhados em diferentes papéis e pintados com lápis de cor.
6º Foram também coladas, no cartaz, quatro frases sobre a importância da Biodiversidade, escritas pelos alunos da turma em pequenos recortes de papel.
Materiais e ferramentas – diferentes tipos de papel, papel de cenário, cartão, cartolina, lápis de grafite, riscadores, lápis de cor, colas UHU líquida e em stick.
Técnicas: desenho, pintura a lápis de cor, recorte, rasgagem e colagem com cola UHU.
Fauna representada
Maçarico-de-bico-direito, flamingo, garça-real, pato real, minhoca-da-pesca,
caranguejo, sargo, linguado, xarroco.
Flora representada
Freixo, pinheiro-manso, tília-prateada, morraça, gramata, Sarcocornia fruticosa, Polygonum maritimum, Halimione portulacoides.
Frases dos alunos:
“Sem a natureza, não existe vida.”
“A natureza não precisa de nós, nós é que precisamos da natureza.”
“Respeita a natureza, respeitarás a biodiversidade.”
“Mais árvores, menos lixo.”

Fotos do painel: