Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
A equipa do projeto Eco-Escolas dinamiza habitualmente atividades que apelam à participação de todos os alunos, incluindo crianças/jovens com necessidades específicas. Os alunos que desenvolveram o Desafio UHU “Painel Biodiversidade da Minha Terra” frequentam a Unidade de Apoio Especializado (UAE)/Centro de Apoio à aprendizagem (CAA) e têm idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos (5 alunos). Estes, fizeram uma breve pesquisa, sob orientação das docentes, estagiárias Erasmus e assistentes operacionais, de forma a elencarem as espécies que existem no espaço escolar (fauna e flora). Para tal, fizeram vários passeios no recreio na escola, onde puderam observar, lanchar e contactar com algumas das espécies identificadas, consultando, posteriormente, alguma bibliografia previamente selecionada.
Para elaborarem o painel, uma das docentes deslocou-se a um supermercado, solicitando um pedaço de cartão que iria para a reciclagem. Este, foi posteriormente marcado com as medidas consideradas mais adequadas (1,00m * 0,70m) e cortado com o a auxílio de um X-ato e de uma tesoura.
De seguida, as docentes leram o regulamento e explicaram a ideia geral aos alunos, solicitando que referissem quais as espécies que gostavam que fizessem parte do painel, apelando à escolha das imagens que queriam pintar, aquelas que gostariam de imprimir e as frases do Eco-código que fariam sentido incluir (as quais foram impressas pelas docentes dinamizadoras do desafio).
Posteriormente, no dia da pintura do painel, os alunos escolheram as cores das tintas Giotto que mais gostavam e começaram a pintá-lo, com a supervisão dos adultos já mencionados anteriormente. Para a realização deste passo necessitaram de gobelets, pincéis, tintas e jornais velhos (para não se pintarem as mesas). Quando o mesmo se encontrava totalmente seco, deram início à fase seguinte, solicitando ajuda para a organização e confirmação dos materiais necessários – rolhas de cortiça previamente cortadas em círcilos mais finos (tronco), caixas de ovos recortadas e pintadas com tintas Giotto (flores), tampas de refrigerantes recolhidas (copa da árvore), “bolinhas” de restos de papel crepe verde (recriaram as folhas da árvore), linhas de lã e de algodão (união das flores de cartão às frases alusivas à biodiversidade e à conservação do planeta), folhas secas (com os quais recriaram arbustos), coelhos e um pássaro (autocolantes em eva), um melro-preto em tecido (realizado no ano letivo anterior – Criar com estilo | reutilizado do desafio criativo “Aves em Tecido”), conchas apanhadas numa ida à praia por um dos alunos (ecossistemas marinhos), gaivota-de-patas-amarelas impressa e pássaros, borboletas, minhocas, abelhas e peixes, que foram pintados pelos alunos e que representavam algumas espécies aquáticas e terrestres.
Os diferentes elementos foram colocados em cima de uma mesa de apoio e deu-se início à colagem dos mesmos, recorrendo-se a cola líquida branca, cola UHU universal e cola dupla face.
O resultado final superou as nossas expetativas e a dos alunos, que ficaram agradavelmente surpreendidos com o trabalho criativo e colaborativo desenvolvido neste desafio.

Fotos do painel: