Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Secundária de Arouca (Arouca)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
O trabalho consiste num painel com 1m X 1m com colagens de diversos materiais reutilizados e recicláveis. O trabalho foi inspirado num local emblemático da biodiversidade de Arouca, a Serra da Freita e o geossítio Frecha da Mizarela.
Intervenientes: O painel foi realizado pelos alunos com necessidades específicas (défice cognitivo,
síndromes de cromossomopatia nos cromossoma 21 e 22, síndromes raros) a beneficiar de medidas
adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão do 3º ciclo e secundário, com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Foram realizados no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem), sob a orientação dos
professores de Educação Especial durante as aulas de desenvolvimento de competências de APS (Autonomia Pessoal e Social) e as aulas em que são desenvolvidas aprendizagens substitutivas das adaptações curriculares significativas das disciplinas do currículo regular. A execução do trabalho levou 10 aulas de 50 minutos.
Dimensão total do painel: altura 1m, largura 1 m.
Materiais usados/descrição da execução: Os materiais usados foram aproveitados maioritariamente de
trabalhos antigos que estavam arrumados e desmanchados: cartão, papel cartonado, tampas plásticas de garrafas de água ou sumos, retalhos de rede sombreira, pedaços de rolha de cortiça, retalhos de tecidos de roupas velhas, plástico bolha, papel de desperdício do furador, colas UHU, cartolina, palitos e bola de esferovite.
Fez-se a recolha dos materiais na escola, promovendo a separação e reutilização de materiais de trabalhos anteriores. As tampas plásticas de garrafas de água ou sumos foram recolhidas no espaço escolar. Solicitou-se aos alunos que trouxessem de casa rolhas de cortiça, retalhos de tecidos de roupas velhas. Todos estes materiais foram colados no papel cartonado que constituiu a base do painel sobre o qual foi projetada e delineada a paisagem escolhida pelos alunos a figurar.
Cada aluno, a seu gosto, selecionou os elementos (fauna e flora) a serem representados no painel.
Objetivos do trabalho: A decisão de levar os alunos com necessidades específicas a beneficiar de medidas adicionais de apoio à aprendizagem e inclusão a participar neste concurso prendeu-se com intensão de promover a valorização e preservação da biodiversidade do seu município (incluído no território internacionalmente reconhecido como “Arouca Geopark”; promover a partilha, amizade, respeito pelo outro e pelo meio envolvente, incluindo o natural; incentivar à reutilização de materiais; sensibilizar para a importância de diminuir a produção de resíduos; estimular alterações comportamentais que promovam um futuro sustentável; desenvolver o espírito criativo, artístico e de cooperação.
Metodologia: Utilizou-se uma metodologia participativa e de envolvimento de todos os alunos com
necessidades específicas, assim como dos professores intervenientes, os serviços dos bares e da biblioteca da escola. Recorreu-se a uma metodologia de projeto que envolveu pesquisa, recolha, planeamento e realização, e se concretizou num trabalho coletivo. Portanto, numa primeira fase, selecionamos materiais que poderiam ser utilizados e que a nossa escola nos poderia fornecer através do desmanche de trabalhos antigos, da recolha e triagem dos ecopontos e caixotes de recolha do recinto escolar. De seguida, procedeu-se à montagem do painel com os materiais recolhidos e seriados, ao ponto de permitir, numa perspetiva didática que os alunos vissem e percebessem a quantidade de lixo que é produzido todos os dias. Os alunos foram, desta forma, sensibilizados também para as questões da sustentabilidade vista nas suas três dimensões: ambiental, económica e social, onde o processo de
reutilização, conjugada com uma área educativa e cultural, permitiu a economia de recursos e um contributo para a preservação e melhoria do nosso ambiente.
O painel este em exposição na Semana da Biodiversidade comemorada na nossa escola entre 18 e 25 de maio, coincidindo com o Dia Internacional da Biodiversidade. Toda a comunidade escolar ficou maravilhada com o painel e com toda a riqueza do nosso território nele espelhada, como a bela borboleta, ou rã, ou águia, ou o lobo e o lagarto, entre outros. Conseguimos passa a mensagem da importância de cuidar e preservar todos os seres vivos e os seus habitats, para que sempre seja possível falar em Biodiversidade.

Fotos do painel: