Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Jardim de Infância de Santo António - Escapães (Santa Maria da Feira)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
1º COMO SURGIU?
Em grande grupo no momento “EU QUERO MOSTAR, CONTAR E ESCREVER…” uma criança partilhou a sua experiência de fim de semana, visita ao parque ornitológico de Lourosa, as conversas centraram-se logo:
• MOCHO / CORUJA – COMO IDENTIFICAR UM MOCHO DE UMA CORUJA?
• MOCHO - aonde vive? - como se alimenta?
2º QUEM QUER FAZER? “PROJETO MOCHO”
Preencheu-se o quadro de projeto, para concretizar as intenções e preparar a sua apresentação ao grupo.
3º O QUE VAMOS FAZER?
• COMO IDENTIFICAR UM MOCHO DE UMA CORUJA?
• Conhecer o MOCHO: AONDE VIVE? O QUE COME?
4º QUEM VAI FAZER?
• TODOS participam na pesquisa em casa;
• Reunião de grupo para PROJETAR O MOCHO e articulação com o desafio de Eco-Escolas – a ESCULTURA DO MOCHO.
• INVENTARIAR OS MATERIAIS A UTILIZAR (decisão reutilizar materiais (reciclar))
• Montagem: Meninos de 5 e 6 anos (propuseram o projeto).
5º CONCRETIZAÇÃO
DECISÕES:
• 1º ESTRUTURA: MATERIAIS DE BASE PAPEL E SACO; TAMPAS DE REFIGERANTE; COLAS BRANCA E TRANSPARENTE,
• 2º DECORAÇÃO: FOLHAS DE EUCALIPTO QUE APANHAMOS NA SAÍDA LOCAL
• 3º SUPORTE: GALHO DAS NOSSAS ARVORES QUE SOBROU DAS PODAS
Projeto em desenho, com a definição de recursos a utilizar na escultura que tencionam desenvolver.
6º QUEM VAI APRESENTAR?
• GRUPO DE CRIANÇAS ENVOLVIDO
Projeto MOCHO versus A ESCULTURA DO MOCHO
7º AVALIAÇÃO: CONTÍNUA E DO PRODUTO
• Animação das crianças durante a implementação do desafio.
• Conhecimentos e aprendizagens obtidas.
• Avaliação positiva por todas as crianças.

Fotos da escultura: