Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Fases do Projeto
- Observação de vídeos e imagens sobre o mocho;
- Diálogo/Debate sobre as visualizações;
- Os alunos desenham o mocho que servirá de base à construção da escultura;
- Realização de uma votação e escolhido o modelo, bem como os materiais a utilizar na escultura;
- Recolha dos materiais, nomeadamente: jornais, arame, rolhas de cortiça, rolo de cozinha, tampas de garrafas, distanciadores, colheres do Mcdonalds, “pele”- tecido, cápsula de café;
- Construção do mocho utilizando a cola UHU.
- No final, realizou-se uma memória descritiva onde foram mencionados os materiais e técnicas utilizadas na escultura, assim como uma breve explicação do surgimento da ideia que levou ao produto final.
Memória Descritiva
Esta atividade foi proposta às turmas do 1.º Ciclo no âmbito do desenvolvimento curricular da disciplina de Estudo do Meio e em articulação com a disciplina de Inglês.
As turmas com a orientação das suas professoras, pesquisaram sobre este animal: características físicas, alimentação, habitat e sua simbologia. Observaram-se vídeos e imagens e dialogou-se.
Depois foi solicitado aos alunos que reproduzissem este animal através do desenho e apresentassem ideias para a elaboração de um mocho em 3D.
Dos desenhos apresentados foi selecionado um para servir de molde à escultura pretendida.
Os alunos e as suas professoras colocaram mãos à obra e a pouco e pouco foram dando forma ao projeto.
Neste projeto usaram-se materiais diversos: para o corpo criaram-se duas bolas com jornais amassados e revestidos com tiras de papel de cozinha embebidos em cola branca UHU. As duas bolas são de dimensões diferentes, uma para o corpo e outra para a cabeça respetivamente. De seguida revestiram-se com rolhas de cortiça cortadas às rodelas, colando-as de forma sobreposta.
Para as asas fez-se o molde em arame e colou-se recortes em “pele” a imitar as penas (material usado na indústria de calçado). Para os olhos usaram-se duas tampas de garrafa de coca cola e um material usado na construção civil chamado distanciador. Para as patas aproveitaram-se as colheres de madeira do Mcdonalds.
No final, a escultura do mocho foi colocada em cima de uma caixa decorada a servir de pedestal.
Encontra-se em exposição no corredor principal para que todos possam apreciar este trabalho.

Fotos da escultura: