Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola EB 1/PE da Fonte da Rocha (Câmara de Lobos)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Desafio 2021/2022
Escultura de Um Mocho
EB1/PE DA FONTE DA ROCHA
Professora orientadora: Noema Barbosa
MEMÓRIA DESCRITIVA
Materiais utilizados:
Verso das folhas A4 de desenho brancas, borracha branca; lápis de carvão, sementes de girassol, plantas e flores secas (pétalas de Safiras), escamas de pinhas, cola quente, cola líquida UHU, rolos de papel de cozinha; tampas de garrafas de plástico e de fitas de medição de glicémia; lápis muito pequenos, cotonetes, espetos de madeira, desperdícios de papel de impressões, fotocópias e revistas, tesoura, desperdício de papel autocolante preto, corretor e fita cola.
Técnicas utilizadas:
- Desenho
- Reprodução de imagem com papel vegetal e/ou através de fotocópia;
- Contorno e decalque do desenho a lápis.
Para construir a escultura do mocho:
- modelagem;
- dobragem;
- recorte e rasgagem;
- colagem.
Breve descrição do processo de conceção do mocho
O presente projeto de construção de escultura do Mocho foi realizado pelos alunos do 3.º ano A, da EB1/PE da Fonte da Rocha, integrado nas áreas de: Estudo do Meio, no âmbito do estudo/ observação das características dos animais, biodiversidade da avifauna da Madeira; do Português, designadamente na pesquisa e preenchimento das fichas técnicas referentes ao mesmo animal e da Matemática (com a seleção do mais votado).
Primeiramente, os alunos foram convidados a projetar a sua própria visão do mocho, após visualização de diversas imagens, as quais coloriram com cores de pau.
Posteriormente, reproduziram-nas com recurso à folha de papel vegetal e à fotocópia ampliada.
Mais tarde, preencheram-nas com colagens de materiais naturais, reutilizáveis e de desperdício, que representassem a coloração das suas ilustrações.
Em terceiro, foram-lhes fornecidas várias hipóteses de construção de esculturas, sendo que no final teriam de construir a sua sob a orientação/supervisão de um adulto, utilizando o máximo de materiais naturais e reutilizáveis, como forma de sensibilização para a importância de preservação do meio ambiente com a diminuição de resíduos e preservação do património natural existente.
No final, as esculturas criadas foram submetidas a uma votação e a que reuniu maior número de votos, foi a que, neste momento, representa a escola neste desafio/projeto.
Os restantes trabalhos realizados, também serão admirados por todos, pois encontrar-se-ão expostos no átrio da escola, até ao final do ano letivo!

Fotos da escultura: