Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola Superior de Educação João de Deus (Lisboa)

Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória Descrita
“Escultura de um Mocho”, 2022
Estudantes do 3.º ano LEB - Escola Superior de Educação João de Deus
Projeto interdisciplinar com a orientação de dois Professores do Ensino Superior:
Professora Doutora Joana Consiglieri
Professora Doutora Maria Fernanda Sampaio
Este projeto tem a finalidade de realizar uma “Escultura de um Mocho” com a reutilização de materiais reciclados. Teve a participação e colaboração dos estudantes do 3.º ano do curso da Licenciatura em Educação Básica, da Escola Superior de Educação João de Deus.
Foi inspirado em vários artistas contemporâneos, nomeadamente, em Bordalo II.
Esta escolha do material surgiu de acordo com o tema proposto. Em primeiro lugar, realizou-se vários desenhos em grafite por cada estudante, projetando a ideia que se pretendia. De seguida, selecionou-se apenas um desenho. A partir da escolha, criou-se e construiu-se o projeto da “Escultura de um Mocho”, tendo como inspiração a reutilização de materiais reciclados, tais como papel de jornal, molas de madeira e dobradiças das molas, caricas, garrafão de água, garrafa de um litro e meio, sacos de papel do pão e caixa de ovos.
Para realizar a escultura do mocho, começamos por recortar o fundo da garrafa de litro e meio, colando o topo da garrafa na zona do gargalo do garrafão. De seguida, envolvemos a estrutura com papel de jornal de modo a dar forma ao corpo do mocho, isto é, cabeça, peito e zona abdominal. De maneira a criar a forma e volume das asas e a calda, amachucámos o papel de jornal e colocamos dentro dos sacos de papel do pão. Para finalizar, colocámos as caricas e dobradiças das molas para dar forma à face do mocho, o bico foi criado através da divisória da caixa de ovos. Para dar a textura das asas, colámos as molas de madeira.
Em anexo, encontra-se uma fotografia do projeto do mocho em desenho, em JPEG, e seis fotografias do mocho em escultura, também em JPEG.

Fotos da escultura: