Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (Sintra)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
No âmbito do projeto “Desafio UHU” a APEEMCB desenvolveu de forma criativa e sustentável abrangendo as crianças entre as faixas etárias dos 3 aos 9 anos de idade, técnicas, famílias e comunidade.
Iniciámos o projeto por divulgar a informação e intenção aos grupos.
Recursos Materiais:
- Lápis de carvão;
- Lápis de cor;
- Folha de papel branco;
- Embalagens areia de gato;
- Papel bolha;
- Embalagens de leite e sumo;
- Caixas de cola UHU;
- Papel de desperdício colorido;
- Restos de papel manteiga;
- Papel canelado;
- Papel aderente;
- Tampas de frascos de vidro;
- Cápsulas de café;
- Cola UHU;
- Tesoura;
- Tronco de cortiça.
Primeiramente idealizámos como seria o mocho na perspectiva das crianças e com a ajuda destas, fizemos um esboço do que viria a ser o projeto final, tendo elas ajudado a desenhar e a pintar.
Começámos por juntar os materiais necessários: duas embalagens de areia de gato, uma para fazer o corpo e outra para fazer a cabeça do mocho. Cortámos uma embalagem e arredondámos com papel para que a cabeça ficasse mais pequena que o corpo. Seguidamente, enrolámos com papel bolha para ganhar forma.
Posteriormente desenhámos as penas nas caixas de cola UHU, nas embalagens de leite e sumo, no papel manteiga e no papel de desperdício colorido, que recortámos depois. Diferenciámos o tamanho das penas para que, as penas da cabeça fossem mais pequenas.
Desenhamos também em papel canelado as patas, as asas, as orelhas, o bico e recortámos.
Depois de termos tudo o que precisávamos para o início do projeto começámos por colar as penas de baixo para cima com a ajuda das crianças.
Durante a colagem das penas, colocamos as tampas dos frascos de vidro e as cápsulas de café achatadas, que as crianças trouxeram de casa, de forma a fazer os olhos e a íris. Continuamos a colagem das penas, depois de finalizarmos a colagem enrolámos com papel aderente todas as penas para que elas ficassem mais baixas e ganhassem forma. Para concluir colámos as asas, o bico, as orelhas e as patas no mocho.
Com a sugestão de algumas crianças colámos o mocho a um tronco para o tornar mais real e para o podermos ver no seu habitat natural.

Fotos da escultura: