Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola EB 1/JI de Pomares (Arganil)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
De acordo com o projeto Escultura do Mocho, as crianças foram sensibilizadas a pesquisar vários aspetos relacionados com esta ave. Começámos com uma visita às matas que circundam a escola e sabendo que os Mochos vivem perto dos campos agrícolas, plantações de cereais, olivais, vinhas e hortas, mas não conseguimos vê-los. Através de pesquisas Internet ficamos a saber que o Mocho é uma ave e que tem o corpo coberto de penas e tem bico. A sua alimentação é maioritariamente constituída por insetos e pequenos mamíferos, podendo incluir também pequenas aves, répteis, anfíbios e minhocas. Normalmente esta ave captura as presas a partir de um poiso, abatendo-se sobre elas, mas também é capaz de as perseguir no solo. Apesar de esta espécie poder ser observada com relativa facilidade durante o dia (no cimo de chaminés, casas abandonadas e nos postes), o mocho é essencialmente noturno, caçando desde o ocaso até ao nascer do sol.
Apresenta um voo rápido e ondulante, alternando batidas rápidas das asas com períodos em que ‘desliza’.
A construção do Mocho foi realizada pelas turmas do Jardim de Infância e EB1 de Pomares. Todos os materiais são reutilizáveis e colhidos da própria natureza.
Foram realizadas as seguintes etapas:
1-Fez-se o esboço/pintura em papel.
2-Desenharam-se círculos de vários tamanhos em cartão reciclado.
3- Foram colados os vários círculos e a formas das asas.
4- O corpo foi revestido com bugalhas partidas ao meio (colhidas nos carvalhos na mata que circunda a escola), as asas com folhas secas (apanhadas e secas no outono).
5- Os olhos foram pintados com guache amarelo e com parte da bolota (cúpula).
6- Parte de caixa de cartão para o suporte da ave;
Técnicas e materiais utilizados:
Técnicas: colagem, recorte e pintura.
Materiais: cartão reaproveitado; bugalhas de Carvalho; folhas secas, tinta amarela, cola branca; cola UHU.

Fotos da escultura: