Select Page

Trabalhos 2021-22

Escultura de um Mocho

Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Escultura de um mocho
O projeto teve por base a seguinte metodologia projetual: pesquisa e recolha de imagens sobre a espécie, estudo das técnicas e materiais a utilizar na construção escultura, estudos sobre dimensões e estrutura, recolha de materiais e construção.
A escolha desta ave deve-se ao facto de algumas das espécies congéneres terem existido nas imediações da escola.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada com o objetivo de conhecer o mocho nos seguintes aspetos: espécie, habitat, forma do corpo, revestimento e locomoção. Nesta etapa foram recolhidas imagens que serviram de base para a realização de esboços do mocho em várias posições.
Escultura – técnicas e materiais
Para a construção da escultura realizaram-se estudos sobre a dimensão a adotar e materiais a utilizar. Testaram-se vários materiais, tendo em conta a sua robustez e facilidade de manuseamento e, que melhor se adaptassem para a construção da estrutura, enchimento e acabamento exterior. Os materiais escolhidos foram: cartão canelado de caixas de embalagem para a estrutura; revistas e jornais para o enchimento e embalagens de tetra pack e cartão diverso para o acabamento final exterior.
Escultura – modelação
A construção da estrutura da escultura foi fundamental para a modelação da forma e robustez. A forma foi desenhada em duas bases de suporte: uma com a forma de perfil e outra com a forma de frente. O encaixe dos perfis foram agrupados em forma de “x” para permitir um fácil enchimento com folhas de jornais e revistas amarrotadas que, por sua vez, deram a forma volumétrica ao mocho. Neste processo utilizou-se fita cola larga que, para além de suster a estrutura, modelava com mais facilidade a forma e dava volume à escultura. Depois de concluído este processo, procedeu-se ao acabamento final da penugem do mocho, onde foram utilizadas embalagens de tetra pack e de cartão e, recortados em forma de penas que foram sobrepostas até preencherem grande parte do corpo. Para fixar as várias peças, utilizou-se cola convencional e que se revelou a mais apropriada para a fixação na estrutura com fita cola.
Elaboração
Alunos – 6.ºE
Escola Básica e Secundária de Santo António
Os professores
Manuel Moreira
Raquel Pires

Fotos da escultura: