Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
A Escola Básica Bernardino Machado decidiu aceitar o desafio UHU, no âmbito do Projeto Eco-Escolas.
Ao aderir a este desafio pretendemos sensibilizar as crianças e a comunidade para a importância de conjugar a produção e o consumo com a preservação dos recursos em geral e da biodiversidade em particular.
Assim, com a missão de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável através de projetos e atividades através do desenvolvimento da literacia ambiental das crianças e jovens.
Desta forma, foi possível a realização de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular, educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais, desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica e dar a conhecer aos alunos, produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas (especificamente a família ReNature).
A Coordenadora do projeto Eco-Escolas lançou o desafio aos alunos e docentes pertencentes à turma C do quinto ano. Os alunos têm entre dez e doze anos de idade e aceitaram o desafio com muito entusiasmo!
Inicialmente, os alunos realizaram a pesquisa, nas disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação e Ciências Naturais, cada uma das espécies presentes no painel e posteriormente executarem a atividade prática-elaboração das espécies (cada aluno executou uma das espécies). Na disciplina de Português, os alunos elaboraram as frases presentes no painel. Posteriormente, na disciplina de Educação Tecnológica, os alunos produziram o painel, com recurso a colagens.

Fotos do painel: