Select Page

Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Desafio UHU “Painel da Biodiversidade da Minha Terra”
Escola: Escola Básica e Secundária de Rebordosa
Este projeto foi coordenado pelas docentes Anabela Gonçalves e Maria José Pires, que lecionam as disciplinas Educação Visual | Educação Artística, e de Geografia respetivamente, na Escola Básica e Secundária de Rebordosa, do Agrupamento de Escolas de Vilela.
O seu desenvolvimento decorreu nas aulas das disciplinas acima referidas, em várias fases e começou por ser proposto às turmas 7ºRA e 7ºRC de 7ºano, que aceitaram o desafio.
Nas aulas de Geografia os alunos pesquisaram sobre a fauna e a flora desta freguesia do concelho de Paredes, pesquisa essa que também decorreu a partir de casa, pois algumas destas aulas decorreram online, em virtude dos confinamentos provocados pela Covid 19. Foram muitas e variadas as espécies encontradas na fauna e na flora, podendo dar como exemplo na fauna: Chapim-preto (Parus ater), Toutinegra-de-barrete-preto (Sylvia atricapilla), Melro (Turdus merula), Chamariz (Serinus serinus), Trepadeira-comum (Certhia brachydactyla), Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula), Peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus), Gaio-comum (Garrulus glandarius), Ouriço-terrestre (Erinaceus europeus), Rato-do-campo (Apodemus sylvaticus dicrurus), Esquilo-comum (Sciurus vulgaris infuscatus), Morcego-anão (Pippistrellus pippistrellus). Na flora: Freixo, Morus (Amoreira pendular), Castanheiro-da-índia, Choupo, Prunus cerasifera, diversas árvores de fruto (macieiras, laranjeiras, nespereira) e vinha.
Sensibilizados para uma biodiversidade tão rica e variada, na sua região os alunos foram escrevendo mensagens de apelo à sua preservação. Nas aulas de EV e EA, discutiram-se as possibilidades plásticas para elaborar o painel; os alunos de ambas as turmas, propuseram desenhar as diferentes espécies, a partir de imagens selecionadas e colá-las sobre um mapa da região, que fosse a cores que mostrasse aspetos característicos da região com relevos do terreno, e casario. Para inspirar os alunos foram visualizadas imagens de ilustrações de fauna e flora de diferentes épocas históricas.
Por fim procedeu-se a votação e escolha recaiu sobre o painel elaborado pela turma do 7ºRC.
Rebordosa, 9 de junho de 2021
As professoras:
Anabela Gonçalves e Maria José Pires

Fotos do painel: