Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Após a pesquisa e, de se reunirem os dados todos dos alunos do 2º A, foi de opinião unânime retratar uma das zonas mais bonitas da localidade, a lezíria de Vila Franca de Xira e a vista sobre a ponte Marechal Carmona.
Para a realização deste trabalho utilizámos um grande papel reciclado para servir como tela. Para o fundo do painel, os alunos utilizaram esponjas da loiça que iriam ser colocadas no lixo para fazerem a estampagem da fauna, da flora e do movimento das águas. Com pincéis pintaram o rio e a ponte Marechal Carmona. Depois os alunos em pequenos grupos desenharam, pintaram e recortaram os animais escolhidos por cada grupo. O passo seguinte foi pintar e recortar algumas árvores para ajudar a preencher o painel. Quando já tinham o painel pintado e seco, os animais e as árvores terminadas, surgiu a necessidade de se voltarem a reunir, em grupo, para criarem frases e refletirem sobre as consequências inerentes das ações humanos no mundo animal. Neste sentido surgiram as seguintes frases:
- É urgente limpar os rios e os mares da poluição que nós causamos;
- Tenham cuidado com o gasto de papel para não cortarmos tantas árvores;
- Matar animais por desporto é irracional e pouco humano;
- Ao poluírem o mar, poluem o planeta e poluem-se a vocês. Isto é um ciclo, poluem para depois consumirem a vossa poluição;
- O consumismo excessivo, de todos, está a acelerar o aquecimento global. Para e pensa!;
- É urgente plantarmos mais árvores para termos um ar mais puro;
- Não ofereçam comida aos animais selvagens que pode ser prejudicial para a sua espécie!;
- Utilizar energias mais sustentáveis são um procedimento cada vez mais necessário para a preservação de todas as espécies;
- Não coloquem fogo de artifício, as aves morrem, por ficarem desorientadas com o barulho.
Por fim, os alunos colaram todos os elementos no placar e o mesmo foi afixado, na entrada da receção de alunos, onde os Encarregados de Educação, entregam diariamente os seus educandos para um novo dia de escola.

Fotos do painel: