Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Memória descritiva
O que é: um painel em formato A2 (42 x 59,4 cm) realizado com reaproveitamentos de plásticos recolhidos pelos alunos nas praias da região: Baleal, Consolação, Cova da Alfarroba e Super Tubos.
Porque fizemos: construímos este painel a alertar para que se queremos respeitar e manter a biodiversidade da nossa região, temos de cuidar dos ambientes marinhos. O plástico que está nas nossas praias, não deve estar ali. Fizemos desta forma porque só podemos continuar a ter biodiversidade no planeta, se continuar a existir biodiversidade nos oceanos. Fizemos também este painel para participarmos no concurso Eco-Escolas “Biodiversidade da Minha Terra”.
Como fizemos: depois de uma actividade de brainstorming, tivemos a ideia de fazer este painel com plástico recolhido na praia. Pesquisámos sobre os trabalhos da Ana Pêgo e os “Plasticus Maritimus” e também sobre Chico Gaivota. Recolhemos plásticos para ter material para o painel, mas também para limpar as praias, pois muito do que recolhemos não usámos, e colocamos nos ecopontos corretos.
Observámos os plásticos e aproveitámos as formas e as cores para ajudar a construir os nossos peixes. A seguir criámos o painel A2 juntando os nossos trabalhos individuais. Usámos uma base de madeira de paletes que temos na escola. Para juntar todas as partes, usámos cola UHU, cola quente e também alguns parafusos. Publicámos os nossos trabalhos no Padlet de Ed. Tecnológica. Depois fizemos a votação do melhor painel.

Fotos do painel: