Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Secundária Dr. Júlio Martins - Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins (Chaves)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
O meu concelho tem abundante diversidade de vegetação e também de animais.
O meu painel tem um pouco dessa diversidade:
• iniciei com o sol, pois aqui o sol brilha muito e dá-nos muito calor, no verão até demais. O sol ficou recortado para colocarmos a cara e para os seus raios utilizei uma garrafa da água que pintei de amarelo.
• Para as árvores utilizei tintas e uma caixa para os troncos;
• A borboleta tem o outro círculo para a cara e tem dimensão maior em relação aos outros animais, porque aqui é um dos principais focos do país em concentração de espécies raras de borboletas. Para a borboleta utilizei papel que eu tinha já reciclado no confinamento.
• As ovelhas são meus animais preferidos, gosto muito de ver o pastor a levar o rebanho. Para as ovelhas utilizei sobras de cartões que pintei e também do papel que reciclei.
• As flores existem não só nos jardins da cidade, mas também no campo e estas são muito bonitas. Reutilizei as colheres de plástico e palhinhas, que iam para o ecoponto amarelo, e alguns mini pompons.
• O rio Tâmega é muito importante para a região e tem muitos animais que vivem nele ou nas suas margens. Eu fiz dois peixes com tampas e uma rã com o rolo do papel higiénico. Na margem do rio colei areia (das margens do rio) e ainda bem que já há alguns anos se deixou de fazer a extração das areias, pelo que já não existem os areais.
• Eu gosto muito das joaninhas e elas existem até no recreio da escola, por isso também fiz uma com a tampa de um sumo.
• Na escola com a ajuda/sugestões dos meu colegas de turma e professora coloquei as frases.
Eu gostei muito de participar neste desafio, este trabalho foi muito interessante e com a ajuda da cola UHU tudo se tornou mais fácil, até as areias do rio colaram na perfeição e rapidamente.
Só foi pena que devido ao período que vivemos, a comunidade escolar não tenha podido tirar fotos com o painel, mas ele foi colocado no átrio da escola para assinalar o Dia do Ambiente.
Trabalho de Yara Silva 3º A

Fotos do painel: