Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica e Secundária Dom Martinho Vaz de Castelo Branco (Vila Franca de Xira)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
“DESAFIO UHU – PAINEL SOBRE BIODIVERSIDADE NA MINHA TERRA”
MEMÓRIA DESCRITIVA – AEPSI- Aristides de Sousa Mendes
INTERVENIENTES: alunos de turmas do 6.ºanos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Educação Visual; Educação Tecnológica e Oficina Criativa (Disciplina de oferta de Escola)
COORDENAÇÃO DESTE PROJETO: Prof.ª Joaquina Oliveira
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Os vários projetos desenvolvidos por 3 turmas, em transversalidade com as várias disciplinas supramencionadas, implicaram um trabalho de pesquisa inicial sobre os animais do Estuário do Tejo, de modo a promover o conhecimento do património local e cultural, sendo que veio de encontro com o conceito de proteção do ambiente, traduzido na aplicação/reaproveitamento de desperdícios.
A proposta de adesão a este Concurso, aos discentes, veio em sequência do tema aglutinador do agrupamento “A Viagem de Fernão de Magalhães (1519-1522) – O mar e o ar”, uma vez que têm sido desenvolvidas diversas atividades alusivas a este tema e como promotoras do desenvolvimento dos Domínios de Autonomia Curricular (DAC).
Foi apresentado um PowerPoint explicativo do Concurso, dos seus objetivos e respetivo Regulamento com o faseamento de toda a atividade a desenvolver; e foram explorados alguns artistas plásticos - Xico Gaivota e Bordalo II -, selecionados como motivação às produções realizadas pelos alunos, dado que estes artistas usam sobretudo materiais reaproveitados nas suas obras, como veículo de alerta à população para o risco do ambiente.
Dado que o nosso agrupamento fica junto ao rio Tejo, o ecossistema ribeirinho (Mouchão da Póvoa) e a sua proteção, assumem elevada importância. Por estas razões, considera-se que há que proteger e fomentar a proteção das espécies existentes.
Os diversos trabalhos iniciaram-se no 3.º período (depois do encerramento das escolas).
Os alunos desenvolveram trabalhos diversificados e criativos, utilizando uma variedade alargada de materiais.
A TÉCNICA utilizada foi o desenho, corte e recorte e a colagem elementos realizados com materiais reaproveitados, como papéis de amostras de catálogos descontinuados e cartões de variados tipos e outros.
MATERIAIS
Materiais de desgaste rápido, como cola e materiais riscadores, assim como materiais reutilizados, anteriormente referidos.

Fotos do painel: