Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica nº1 de Marrazes (Leiria)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Da visita da Mata dos Marrazes, os alunos trouxeram carrasca que estava no chão e duas plantas secas. Como havia muitos pinheiros, os alunos quiseram colocar um pinheiro no painel utilizando a carrasca apanhada, representando assim o pinhal.
O painel iniciou-se com a criação do céu utilizando água e uma gota de tinta azul dentro de um borrifador e borrifou-se a cartolina.
Depois, de forma combinada os alunos foram recortando imagens que trouxeram e ainda outras pintaram e recortaram de um livro já incompleto. O pinheiro foi feito à parte com a colagem da carrasca e depois de completa colocamos no painel da biodiversidade.
De seguida os alunos foram colocar o material recortado mais as duas plantas secas no painel. Depois de observado deram a opinião de que havia muito céu. Então resolveu-se colar restos de papel crepe verde porque na mata também tinham observado algumas zonas verdes.
Por fim, cada aluno foi colocando os seus recortes identificativos do que observaram na mata dos Marrazes e colá-los. Um aluno fez um desenho à vista de uma menina com um balão de fala. Toda a turma contribuiu para as frases a colocar no balão de fala. Relativamente à palavra "biodiversidade" trabalhamos as palavras que rimam com esta palavra.
Surgiram muitas frases mas, foram votadas as três frases que se encontram no painel:
- PARA O AMBIENTE CUIDAR TEMOS DE NOS ESFORÇAR!
- PARA AJUDAR A NATUREZA TEMOS DE NOS JUNTAR!
- DEVEMOS TER CUMPLICIDADE COM A BIODIVERSIDADE!

Fotos do painel: