Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica e Integrada de Apelação (Loures)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
O tema “Painel da Biodiversidade da minha terra” foi proposto pelo desafio UHU 2021. Este desafio criativo, foi divulgado pelo Programa Eco-Escolas à Professora Mara Graça, docente da disciplina de Educação Visual, que dinamizou o projeto com os alunos do 8.º ano, turma A, da Escola Básica Integrada da Apelação, do Agrupamento de Escolas Maria Keil.
O desafio consistiu na criação de um painel ilustrativo das paisagens ao redor do nosso concelho.
A investigação, pesquisa e recolha da informação foi realizada através da visita aos espaços locais e das fotografias que os alunos tiraram no local e de pesquisa de informação na internet.
Na realização deste projeto, a motivação, a criação e a inspiração predominaram na observação e na recolha de informação sobre as paisagens locais.
Numa segunda fase os alunos elaboraram os primeiros esboços e ideias referentes ao tema e aos materiais a utilizar.
A seleção do “desenho” final e a concordância dos materiais a utilizar foram as dificuldades encontradas neste desafio. Deste modo, a turma selecionou por meio de votos, o “desenho” final.
O planeamento, a realização e o desenvolvimento de tarefas foi distribuído pelos alunos da turma, nomeadamente a construção dos elementos, tais como: gaivotas, nuvem, flores e árvores.
A preservação do ambiente esteve patente na seleção dos materiais utilizados, nomeadamente: as garrafas, as palhinhas e tampas de plástico nas flores; os recortes de revistas nas folhas das árvores; o reutilizar cartolinas verdes na representação de espaços verdes e as folhas brancas nas gaivotas e nuvem; o recurso às tintas coloridas, cola e “eva” sobre os materiais e o fundo do painel.
Este desafio traduziu-se por uma experiência enriquecedora para os alunos e professora, quer pelo empenho, quer na participação ativa para atingir os objetivos propostos no concurso, bem como na ligação da “biodiversidade da minha terra” e a preocupação ambiental relativa aos materiais utilizados no painel.

Fotos do painel: