Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
A Escola Básica de São Martinho da Cortiça fica situada na freguesia com o mesmo nome, no concelho de Arganil.
Neste concelho situa-se a Serra do Açor classificada como Paisagem Protegida. É uma zona montanhosa predominantemente xistosa, com uma área florestal diversificada e com grande expressão na região. Do alto dos seus 1349 metros, a paisagem que a Serra oferece é de uma beleza estonteante, com a natureza no seu estado quase puro.
É no caminho que o Rio Alva faz em direção ao Mondego que se encontra a Barragem das Fronhas, localizada na freguesia de São Martinho da Cortiça, um local de visita obrigatória para os apaixonados pela natureza e pela aventura.
Este conhecimento básico dos nossos alunos serviu de ponto de partida para a idealização do painel. Depois de mais pesquisas quer na internet quer junto dos seus familiares foi fácil chegar à conclusão dos elementos a referir.
Assim o nosso painel, com as dimensões de 1mx1m, aborda a biodiversidade do rio, da floresta e das quintas da nossa freguesia.
Em plano de fundo temos um açor a esvoaçar em plena Serra do Açor à procura de uma presa para caçar.
Em segundo plano temos a representação da nossa floresta com exemplos de medronheiro e pinheiro assim como uma raposinha. Representámos ainda as quintas com as suas ovelhas, as oliveiras e os pardalitos que vemos habitualmente. De salientar, o melro que não podíamos de deixar de colocar no painel não só por ser uma ave que eles conhecem bem mas porque temos um que, todos os dias, nos vem visitar e que nós podemos ver das janelas das salas de aula quando passeia pela nossa horta à procura de alimentação.
Em primeiro plano temos o rio Alva que atravessa a nossa freguesia. Para além da barragem das Fronhas que aqui se situa, é ponto que toda a comunidade conhece bem e que já serviu de temática para alguns trabalhos e prémios.
Somos uma escola que está inserida num ambiente de biodiversidade riquíssimo e que trabalha com os alunos e, consequentemente, com a comunidade educativa e geral em prol da sua conservação.
O painel foi feito com recurso a colagens quer de tecidos em fim de via como de elementos ilustrativos elaborados pelos alunos sempre com recurso a materiais reutilizados e reciclados.

Fotos do painel: