Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
O painel da biodiversidade começou com uma conversa com as crianças sobre o tema e o que nos era proposto. As crianças relacionaram logo a palavra biodiversidade à natureza mas não sabiam ao certo o que era e, por isso, fizemos uma breve explicação e começaram a surguir as primeiras ideias. Cada criança ficou encarregue de pesquisar melhor sobre a biodiversidade local para que trouxessem mais ideias para o cartaz e como poderíamos aplicar técnicas de reutilização de materiais para a construção deste. Fizeram desenhos de como gostariam de montar o projeto, que elementos colocar e que materiais usar. Foi feita uma seleção das espécies que mais foram desenhadas e assim passamos a elaboração do cartaz.
Recolhemos vários materiais em casa e na escola que não estavam a ser usados ou que poderiam ser reutilizados. Fizemos grupos e cada grupo ficou encarregue de um animal escolhido aleatoriamente os restantes elementos foram realizados por todos.
Os elementos e seus materiais:
- Golfinhos: Realizados com caixas de ovos e restos de cartão. Alguns pintados com canetas de feltro e outros com cor natural das caixas. As barbatanas e as caudas foram coladas e foram presos ao cartaz com ataches;
- Gaivotas: Feitas com rolos de papel higiénico, algodão e restos de cartolina cor de laranja. Foi tudo colado e as gaivotas foram presas ao cartaz também com ataches;
- Morcego: foi primeiro desenhado numa folha e depois completado com colagem de diversos materiais como esferovite, restos de caixas de ovos e cartão. Os pormenores foram pintados e desenhados. No final foi recortado e colado no cartaz;
- Alforreca: Feita com esferovite e com restos de papel rasgado em tiras. Foi colocado no cartaz com duas braçadeiras;
- Ouriço: Começou por ser desenhado no papel como o morcego e depois colaram restos de caixas de ovos para o corpo e pauzinhos para fazer os espinhos;
- Caranguejo: Realizado com caixas de ovos e palitos. Com colagens e furos no material. Também foi preso com braçadeiras como a alforreca;
- Peixe: Foi feito com cartão, cartolina e papel e foi utilizado maioritariamente o corte neste animal. No final foi foram desenhados os pormenores e foi montado e colado no cartaz;
- Sol: feito com restos de tecidos e lãs que havia na escola, cortados e colados para fazer o desenho que imaginaram;
- Nuvens: Desenhadas no céu e preenchidas com algodão através de colagem;
- Montanhas e natureza: Pintado com tintas da cor que as crianças escolheram e acharam mais adequada. Os elementos como folhas e flores foram apanhados pelas crianças e pelos adultos e foram colocados onde acharam melhor;
- Mar e algas: Pintado com tintas em que foi feita uma cor mais clara com mistura de tintas para obtermos a cor desejada. Algas feitas com plantas também colhidas por todos e coladas com fita-cola;
- Areia: A ideia da areia surgiu como forma de fazer uma separação entre o mar e a serra e para termos um sítio mais próximo do habitat do caranguejo.

Fotos do painel: