Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
1. A TURMA PROMOTORA DO PROJETO
O trabalho apresentado foi realizado pelas turmas do 3ºA da Escola Básica nº1 de Arganil que desenvolveu, ao longo do ano, o tema «Biodiversidade» no âmbito do projeto Eco-Escolas, nomeadamente o conhecimento da biodiversidade da região com destaque para a Área Protegida da Serra do Açor (PPSA) que se localiza no concelho de Arganil.
2. COMO FORAM ENVOLVIDOS OS ALUNOS
Na sala de aula, no primeiro período, foi realizada a sensibilização ao tema por parte da professora titular de turma em várias sessões da disciplina de projeto. Recorreu-se a imagens e a pequenos vídeos que permitiram, a realização de aprendizagens e a sensibilização que o tema poderia provocar nos alunos.
Questões como a importância da conservação da biodiversidade e as espécies existentes foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu pois os alunos ficaram a conhecer a necessidade de preservação e proteção da biodiversidade, conceitos como espécies autóctones e espécies invasoras, por exemplo.
E ficaram também a conhecer os perigos atuais que a biodiversidade local e mundial apresentam.
3. RECOLHA DA INFORMAÇÃO
Procedeu-se, nesta primeira fase, à recolha de toda a informação disponível, nomeadamente:
• Bibliografia requisitada na biblioteca da escola
• Pesquisas na internet
• Visionamento de vídeos
• Cartazes do ICNF
• Livros trazidos de casa pelos alunos
• Trabalhos de anos anteriores
Problemas como a desflorestação, alterações climáticas e perseguição e abandono dos ecossistemas foram abordados em várias sessões, uma vez por semana.
Na segunda fase, foram elaborados, cartazes, folhetos e um boletim informativo Eco-Escolas sobre esta temática que foram enviados para o email dos pais/alunos com a indicação expressa de os mesmos serem lidos e debatidos em família.
Na terceira fase, houve a realização de palestras sobre este tema com a colaboração da Drª Manuela Direito, técnica superior do ICNF que tutela a PPSA.
4. O TRABALHO APRESENTADO
Materiais utilizados
- Tábua de madeira de 1m X 1m
- Pedaços de tecido
- Pedaços de napa
- Pedras de pequena dimensão (até 5 mm)
- Flores e plantas naturais (tojo, carqueja, espanta-lobos)
- Corda de sisal
- Papel pardo
Descrição do painel
O painel apresentado representa a biodiversidade da Mata da Margaraça, integrada na Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA).
Sendo esta uma paisagem protegida, exemplar único existente em Portugal e na Península da primitiva florestação, o painel apresenta algumas das espécies vegetais dominantes como o azereiro, o azevinho, o folhado, o castanheiro e o pinheiro e algumas espécies animais com grande destaque para o açor (símbolo da mata e da PPSA), para o javali, gineta e a raposa.

Fotos do painel: