Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica de S. Julião/Tavarede (Figueira da Foz)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Este projeto iniciou-se com a pesquisa realizada pelos alunos do 4º ano sobre a biodiversidade existente na nossa cidade da Figueira da Foz e por ser muito diversificada e de difícil ilustração na sua plenitude, optamos por ilustrar uma zona muito bonita, muito presente na nossa região e que muitos alunos já visitaram, as Salinas.
Depois da pesquisa fez-se a seleção dos animais e plantas mais característicos das salinas e cada um deles foi distribuído pelos vários anos de escolaridade da escola, que lhes deram vida recorrendo a materiais recolhidos na natureza e/ou reutilizados e colados preferencialmente com a cola UHU ReNature.
O pato-real foi elaborado a partir da colagem de elementos recolhidos na natureza como folhas secas, pauzinhos, pétalas de flor e sementes.
A garça foi realizada a partir da colagem de pequenos papéis rasgados de revistas velhas trazidas pelos alunos de casa.
Os flamingos foram decorados com penas retiradas de um cachecol de Carnaval antigo e restos de lã.
A salicórnia foi recortada a partir de espuma verde de um antigo tampo de cadeira.
A malva foi trazida por um aluno que a avó tinha seca dentro de um livro em casa.
As acelgas foram desenhadas pelos alunos.
O painel foi desenhado e pintado pelos alunos. Os montes de sal foram elaborados a partir de esferovite que vinha a proteger uma máquina de lavar roupa. A casa de madeira, típica das salinas, foi elaborada a partir de pauzinhos de gelado pintados de castanho.
Surgiram várias mensagens que apelam à conservação da Biodiversidade, pois foram elaboradas nas turmas e posteriormente foram escolhidas duas para colocar no painel.
Aprender sobre as Salinas e sua nobre biodiversidade é Amar a Natureza, é ser ECO... de verdade. Salinas da Figueira da Foz, riqueza natural da biodiversidade ao Sal.

Fotos do painel: