Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica da Freguesia da Carvoeira (Mafra)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Memória descritiva – Painel “A Biodiversidade da minha terra”
A EB1/JI da Freguesia da Carvoeira situa-se na localidade de Fonte Boa da Brincosa, concelho de Mafra. O ambiente natural desta zona é constituído por Mar, e a sua costa, pelo Rio Lizandro, com as suas margens cultivadas, a sua foz, e área de Floresta litoral.
O tema BIODIVERSIDADE já estava a ser desenvolvido no presente ano letivo, na disciplina de Oceanos e nas aulas de Forest School, pelas turmas do 3ºA e 2º/3ºB, pelo que alunos e professores decidiram aceitar o desafio proposto pelo Projeto Eco-Escolas - elaboração de um cartaz sobre a Biodiversidade da localidade onde a escola está inserida.
A fauna foi explorada nas aulas de Oceanos (Oferta Complementar) com visitas de estudo virtuais e presenciais, pequenos filmes, pesquisas individuais orientadas, sobre os diferentes animais e com a elaboração do seu BI.
Foi realizada uma saída de campo à Foz do Rio Lizandro, com a colaboração de uma Bióloga da Camâra Municipal de Mafra, para estudo das espécies existentes (fauna e flora, autoctone e invasora).
Durante as aulas de Forest School (uma AEC), os alunos exploraram a flora da zona fazendo a distinção entre as espécies endémicas e as espécies invasoras.
Materiais utilizados:
Aproveitamento de restos de tecidos, papéis, cartolinas e revistas.
Tintas guache e colas UHU (cola universal multifunções, cola de baton e cola para textil)
Técnicas aplicadas:
Recorte, rasgagem, colagem e pintura.

Fotos do painel: