Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Inicialmente, foi pedida aos alunos da turma do 3.º ano da EB de Viso, a realização de uma pesquisa sobre a biodiversidade da região. Foi colocado na plataforma Classroom um guião de pesquisa e os alunos foram divididos em pequenos grupos para se abranger a flora e a fauna dos meios aquáticos existentes, rio Mondego e zona costeira, e da zona de floresta, a Serra da Boa Viagem. Também foi solicitada a recolha de notícias relacionadas com ameaças ao meio ambiente local, colocando alguma espécie vegetal ou animal em perigo, bem como relatos de ações em prol do ambiente. Coletivamente, foram escolhidas as espécies a apresentar no painel.
Posteriormente, recolheram-se vários materiais para reutilizar: sacos plásticos e de papel, lãs, tecidos, papéis de embrulho, revistas, embalagens diversas e alguns materiais naturais: areia, conchas, casca de tronco de árvore… As técnicas utilizadas foram o desenho e a colagem de diversos materiais. Cada aluno desenhou um animal ou planta e colou materiais à escolha. O nosso painel tem 1m x1m e representa uma pequena parte da biodiversidade existente na nossa terra.
Para as mensagens que apelam à conservação da biodiversidade, foram tidas em conta algumas das notícias encontradas e relembrados comportamentos e atitudes que respeitam o meio ambiente:
- Passear respeitando a Natureza, em silêncio, sem incomodar os animais ou pisar as plantas e apanhar apenas o que pode ser apanhado. E participar numa campanha de reflorestação da nossa serra!
- Não deitar detritos para o chão intoxicam, ferem, prendem e podem matar animais; garrafas e cacos de vidro, com um efeito de lupa, podem provocar incêndios.
- Não introduzir espécies exóticas na Natureza. O estaque-do-baixo-Mondego é uma espécie aquática em perigo, sendo a competição com espécies exóticas invasoras uma das principais ameaças.
- Usar detergentes e cosméticos não poluentes: a água lançada nos rios mesmo depois de tratada, contem muitos produtos químicos poluentes, com repercussões graves para a biodiversidade dos meios aquáticos.
- Limitar a utilização de materiais plásticos (sacos, garrafas, ...) e não deitar na Natureza, mesmo que seja longe do mar. Muitos peixes e outros animais marinhos ficam presos ou asfixiam ao engolir pedaços de plástico.
- Comprar peixe de forma sustentável: consumir espécies não vulneráveis e de preferência provenientes da pesca local.
- Sustentável: fertilizante biológico de limos e algas que se desenvolvem nas salinas. Utilização de casca de arroz para a construção de betão e palha de arroz para o fabrico de papel.
- Insustentável: Aves ficam presas nas redes de nylon colocadas nas explorações de aquacultura. A enguia é alvo de pesca ilegal intensiva na altura em que entra nos rios. O meixão é capturado através de métodos lesivos a todos os seres aquáticos.
Com o nosso painel e as pesquisas realizadas vamos organizar uma exposição no salão polivalente da escola para que todos os alunos a possam visitar.

Fotos do painel: