Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
O trabalho apresentado foi realizado pela turma do 7.º F da Escola Básica André de Resende de Évora que aceitou o desafio para a elaboração do painel da "Biodiversidade da Minha Terra", no âmbito do Programa Eco-Escolas.
A professora de Educação Visual começou por sensibilizar os alunos com a apresentação de imagens e de alguns vídeos, o que permitiu a aquisição de aprendizagens e sensibilização para o tema.
A partir daí, os alunos pesquisaram a biodiversidade do Alentejo, mais concretamente do Alto Alentejo, onde se situa a escola.
Questões como a importância da conservação da biodiversidade e as espécies existentes foram o ponto de partida para o trabalho que se seguiu. Os alunos ficaram a conhecer a necessidade de preservação e
proteção da biodiversidade, conceitos como espécies autóctones e espécies invasoras, por exemplo. Tomaram, assim, consciência que a biodiversidade local e mundial se encontram ameaçadas.
Procedeu-se, nesta primeira fase, à recolha de toda a informação disponível.
Problemas como a desflorestação, alterações climáticas e destruição dos ecossistemas foram abordados.
Na posse de toda a informação, os alunos executaram várias propostas de uma paisagem rural alentejana para servir de base ao painel. Depois de desenhada a paisagem, numa cartolina duplex com 1.00 X 0.75m, o trabalho foi realizado com recurso a colagens com recortes de revistas. Fizeram, também, desenhos de animais e plantas para integrarem no painel.
Para conclusão do painel foram identificadas as várias espécies da fauna e flora e integradas mensagens trabalhadas pelos alunos, as quais apelam à preservação da biodiversidade, à mudança de comportamentos e à adoção de atitudes responsáveis para com o planeta.

Fotos do painel: