Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola EB 2,3 da Toutosa (Marco de Canaveses)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Numa fase inicial a turma 6.ºB, como a orientação da coordenadora Eco-Escolas, fez uma pesquisa sobre a biodiversidade existente no Marco de Canaveses. Entre as inúmeras espécies animais e vegetais existentes na região os alunos decidiram representar no seu painel os seguintes seres vivos: carvalho-alvarinho, abelha-europeia, pato-real, borboleta do medronheiro, açor, tentilhão-comum, mocho-galego.
Alguns alunos desenharam e pintaram a lápis de cor, numa folha de papel de cavalinho A2, parte das espécies referidas, e outros elementos característicos da região, nomeadamente o rio Tâmega e a ponte que dá acesso à cidade, as serras de Aboboreira e de Montedeiras e os parques eólicos.
Os restantes elementos da turma desenharam e ilustraram em folhas de papel e cavalinho A4 algumas das espécies selecionadas, tendo recorrido a diversos materiais para este fim, nomeadamente, uma penugem de um casaco, uma prata da embalagem de um chocolate, uma folha de cortiça. Estes elementos criados pelos alunos foram, posteriormente, recortados e colados no painel.
A realização deste trabalho foi bastante enriquecedora, uma vez que os alunos, para além de criarem o painel, ficaram a conhecer melhor a biodiversidade desta região.
É de realçar o empenho e entusiasmo demonstrado pela turma, na realização de todas as etapas deste desafio.

Fotos do painel: