Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
“Painel da Biodiversidade da Minha Terra”
O desafio para a conceção do “Painel da Biodiversidade da Minha Terra” foi lançado nas aulas de educação visual às turmas do 6ºE e 6ºF, alunos com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos de idade, da Escola Básica António Dias Simões – Ovar. A produção do painel, resulta da implementação da metodologia de trabalho de projeto, de acordo com os objetivos, o seu enquadramento e as sugestões metodológicas indicadas. Da pesquisa e exploração efetuada em diversos sites sobre a biodiversidade da região, levou ao conhecimento, da qual, foram propostos diferentes produtos, resultado da combinação das preferências dos conteúdos abordados e gostos dos alunos. Destacamos o interesse pela iniciativa, a partilha de ideias, processos e resultados, a preocupação no sentido de estimular o sentido crítico, a autonomia e a criatividade, os alunos exploraram livremente ideias e técnicas a desenvolver, de acordo com o tema proposto. O desafio, a pesquisa, a experimentação, a sensibilização e o desenvolvimento pessoal de cada um, constituiu um motor de aprendizagem transversal.
A produção e a transmissão da mensagem foi explorada através de diferentes formas de expressão e técnicas mistas, sendo que que a colagem de diferentes materiais (reutilização) na construção de imagens é a dominante. A experimentação, a verificação de resultados e a resolução de problemas foi uma constante para as opções tomadas. A exploração, experimentação dos diferentes materiais levou à construção de texturas, conferindo-lhe plasticidade, simulação dos habitats, com preocupação na organização dos elementos. A mobilização de diferentes sentidos, o contraste a branco de algumas espécies, a diferença acentuada de texturas fazem destacar as formas do fundo com intencionalidade.
O recurso à reutilização de materiais, tecidos, diferentes tipos de papel, areia, tampinhas de plástico, cartões, sacos de plástico, rede…conferem ao trabalho muita expressividade e a combinação da matéria, uma enorme paleta de pormenores a descobrir…
Fontes da pesquisa sobre a biodiversidade local:
https://inaturalist.ca/projects/biodiversidade-ovar
https://www.cm-ovar.pt/pt/menu/2826/territorio.aspx
http://amigosdocaster.org/arquivo/category/biodiversidade
https://www.aveiromag.pt/2020/07/25/parque-do-bucaquinho-um-recanto-rico-em-biodiversidade/
https://www.cm-ovar.pt/pt/menu/2910/parque-ambiental-do-bucaquinho.aspx
https://turismodocentro.pt/2021/03/bioria-ciclo-de-palestras-biodiversidade-entre-nos/.
Os alunos pesquisaram nos endereços acima mencionados as imagens dos animais e plantas característicos dos ambientes aquáticos em Ovar (Ria e mar).
As melhores fotografias foram utilzadas nas aulas de TIC para criar três postais usando o recurso digital "Canvas". Foram introduzidos alguns "Qr codes" correspondentes a alguns "sites" pesquisados.

Fotos do painel: