Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Salesianos do Estoril - Escola (Cascais)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA DO TRABALHO “EM CASCAIS, EU VIVO!”
Os animais e plantas escolhidos para serem representados foram selecionados a partir da pesquisa elaborada pelos alunos, tomando com critério aqueles que mais estamos habituados a ver na nossa localidade.
A elaboração dos seres vivos e restantes elementos integrados no painel começou por um levantamento dos materiais que poderiam ser usados. Assim, os alunos propuseram materiais reciclados cujas cores e características estavam relacionados com os elementos que pretendíamos retratar.
Neste sentido, colocámos tampas azuis para formar o mar, o que acabou por nos recordar que o mar está cheio de plástico e que devemos evitar poluir este bem precioso do nosso planeta.
O céu e a duna foram pintados com tintas.
A estrela-do-mar foi construída com caixas de ovos por ter saliências que associámos ao exterior das caixas de ovos. Na base da estrela-do-mar, está cartão de uma caixa reutilizada.
O coelho bravo foi igualmente feito com caixas de ovos na sua íntegra, colados entre si e com pormenores feitos de restos de cartolina.
As plantas das dunas, representando os chorões de praia, foram feitas com garrafas de plástico usando garrafas de cor verde recortaras em pequenas tiras. Para as flores, usámos a base de garrafas de plástico que cortámos também em tiras em direção ao centro e posteriormente pintámos.
A gaivota foi preenchida com pequenas formas feitas de caixas de ovos e pintadas de branco. Os pormenores foram feitos com restos de cartolina.
Para a montagem e decoração dos elementos usamos colas líquidas e cola branca e tintas de guache.
Os materiais foram aplicados numa placa de madeira.
A turma do 3º C dos Salesianos do Estoril

Fotos do painel: