Trabalhos 2020-21

Painel Biodiversidade da Minha Terra

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Este painel resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Sala2) desta Escola de Educação Especial, com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem. Este trabalho teve com objetivo geral responder ao desafio lançado pela UHU em parceria com o Programa Eco-Escolas, de forma a aumentar o conhecimento e interesse pela biodiversidade nacional, alertando para a importância de se conjugar a produção e o consumo com a preservação da biodiversidade.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante um passeio pedestre no espaço exterior da escola, uma vez que a mesma se insere numa quinta. Durante essa caminhada, que é uma atividade semanal, os alunos foram alertados para a variedade de seres vivos que existem na quinta (fauna e flora), introduzindo-se o conceito de biodiversidade. Esta atividade faz para o Projeto de Escola “Quinta Pedagógica”, que por sua vez integra o Programa “Eco-Escolas”.
Já na sala, os alunos consultaram a página web do Desafio UHU, para recolheram mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação. O passo seguinte foi realizar uma nova investigação sobre a biodiversidade da nossa região. Após a recolha desta informação, numa “mesa redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização do painel. Os alunos, sob orientação do professor, decidiram realizar o trabalho tendo como base a planta da quinta, distribuindo sobre a mesma as espécies animais e vegetais que existem na escola. Como neste espaço existe uma grande diversidade de flora (árvores de fruto e árvores autóctones), os alunos optaram por focar o trabalho nas árvores originárias do nosso país (sobreiro, carvalho, medronheiro, etc.).
Seguidamente, foi tempo de regressar ao exterior e durante uma caminhada, recolher informação sobre a floresta autóctone da nossa escola (características, fotografias, nome comum e científico, uma vez que estão todas etiquetadas), bem como da fauna (cavalo, burro, galinha, galo, coelho, faisão, pato, ganso, etc.).
Após mais uma pesquisa na web, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos: desenhar/colorir a fauna e flora da escola; reproduzir à escala a planta da nossa escola, com base num mapa e; realizar a montagem do painel (através de colagem).
Mais uma vez, os alunos em “mesa redonda” e em estilo “brainstorming”, criaram algumas mensagens que apelam à conservação da Biodiversidade e que poderiam integrar o painel: Já desapareceram muitos animais, não deixes extinguir outros mais; Se queres ter ar p´ra respirar, as árvores deves bem tratar; Biodiversidade é sinónimo de vida, protege-a, defende-a e terás missão cumprida; Muitas árvores vamos poupar, se o papel reutilizar; Folhas de papel reaproveitadas, menos árvores cortadas; Na minha escola caminhamos e as espécies respeitamos; Da minha escola cuidamos, a fauna e a flora respeitamos; Para ar puro respirar, ajudamos a reflorestar; Da escola podemos usufruir, sem animais e plantas destruir.
Para finalizar o painel, as frases sobre a conservação da biodiversidade foram trabalhadas no processador de texto, recortadas e coladas no trabalho.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível abordar o tema da biodiversidade, valorizando a mesma como uma das maiores riquezas do planeta. A biodiversidade é fundamental para a vida na Terra, sendo o suporte do ambiente em que vivemos e da qual depende a nossa vida e as de outros seres vivos.

Fotos do painel: