Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Colégio da Associação Cultural e Recreativa de Fornelos (Fafe)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Tendo em conta que o projeto em questão tem a UHU como parceira, optamos pela utilização da pasta de papel para a criação do molde da escultura. Para garantir a sua fixação foi utilizada uma base de madeira repleta de molas velhas e tampas de latas metálicas, bem como um boneco articulado de madeira deteriorado como pilar principal de toda a escultura.
A pasta de papel, produzida a partir de restos de revistas, jornais e cartão, trazidos pelas nossas crianças, recobriu todos os materiais indicados anteriormente, tendo sido moldada de forma a que a mesma se assemelhasse à silhueta de um mocho. Como base de sustentação dos olhos foi utilizado o interior de duas cápsulas de café, posteriormente pintadas, realçando a tonalidade dos mesmos.
Os símbolos da nossa Associação (A.C.R. de Fornelos), da UHU e do Projeto Eco-Escolas foram recortados e idealizados a partir de desperdícios de K-line. Seguidamente, toda a estrutura foi pintada com acrílico, exceto a base de sustentação para que o conceito original fosse mantido e permitisse ter sempre presente a importância da reciclagem e reutilização de materiais.
Por fim, foi aplicada cola UHU como forma de proteção de toda a escultura, mas também com o intuito de que a mesma permitisse um efeito que se assemelhasse à aplicação de um verniz.
Foi muito gratificante verificar que todas as crianças do grupo participaram ativamente na atividade, demonstrando sempre grande alegria na execução da tão desejada escultura.

Fotos da escultura: