Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola Básica Conde de Castelo Melhor (Pombal)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Identificação da atividade: Desafio UHU – O Mocho da Sabedoria
Escola: Escola Básica Conde de Castelo Melhor
Intervenientes: Alunos da turma B de 1.º ano, professora Mónica Alexandre, eng.ª Cidália Botas (Museu de Arte Popular Portuguesa)
Professor responsável: Mónica Alexandre
METODOLOGIA / ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
No âmbito do projeto Eco-Escolas, foi sugerido aos alunos que elaborassem um projeto em desenho de um mocho, para futura elaboração de uma escultura. O mocho é uma ave muito inteligente, que está ligada à floresta e que emite o som “U”. No mês de março comemoraram-se os dias Mundiais da Floresta, da Árvore e da Água, sensibilizados os alunos e relacionando com estes dias, em parceria com o Museu de Arte Popular Portuguesa, no dia 25 de março realizou-se uma sessão online com a produção da escultura do mocho - “O Mocho da Sabedoria”.
Centrando-se nos temas da Biodiversidade, Floresta, Água, Educação Ambiental e Sustentabilidade, integrando também os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13, 15 e 17 foram criados os mochos com materiais reutilizados e outros colhidos e provenientes da floresta.
Durante todo o processo procurou-se estimular a criatividade dos alunos, aliando a arte à reutilização de materiais.
MATERIAIS: Carrasca de pinheiro, sementes de abóbora, pinhas, rolhas de cortiça, areia, cartão, rolos de papel/cartão, cola UHU.

Fotos da escultura: