Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola EB1/JI Serpente (Vila Nova de Gaia)

Escalão:  

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória descritiva– EB1 Serpente
No âmbito do Programa Eco-Escolas em parceria com a UHU, foi proposto a realização de uma escultura de um Mocho. Quando nos foi proposta esta atividade, foi-nos mostrado a importância da reutilização de materiais e do uso da técnica de colagem.
Assim, iniciámos o processo de pesquisa e criação do projeto. Os alunos projetaram em desenho alguns esboços de mochos. Onde idealizaram alguns materiais que poderíamos usar. Surgiram muitas ideias e fomos escolhendo as mais interessantes.
Para a conceção deste projeto recorremos a materiais tais como, caixas de cartão, sacas de papel, cola UHU, botões, caixas de ovos, envelopes de papel, revistas e tesoura. Concluímos que o corpo e a cabeça do mocho seriam feitos com caixas de papel, iriamos utilizar caixas de ovos para as asas, botões para fazer os olhos e que todo o mocho ia ser revestido com papel ou cartão castanho para fazer a sua penugem.
Reunido todo o material, começamos a construir o nosso mocho, utilizamos duas caixas diferentes, uma maior para o corpo (caixa de cerveja) e outra mais pequena para a cabeça (caixa de cereais chocapic). Depois de moldadas para a figura que queríamos utilizamos cola UHU para colar. Os alunos começaram a preparar a penugem do mocho com recurso a sacos de papel de cor castanha e envelopes da mesma cor, cortamos pequenas tiras e com a tesoura fizemos pequenos cortes na vertical. Reunidas algumas tiras começamos a colar por todo o corpo, criando uma textura diferente. Reutilizamos diversas sacas de papel de tons diferentes, tornando a figura do mocho mais apelativa.
Para a realização dos olhos, optamos por criar diferentes formas e volumes. Usando assim cartão cortado em forma de círculo, partes de caixas de ovos e botões (dois cor-de-laranja e dois pretos), criando camadas por esta ordem. Nas asas voltamos a usar caixas de ovos, que com a ajuda da tesoura moldamos o seu formato. Estas também foram revestidas com cartão, criando o efeito de penugem. O bico foi feito com a parte da caixa de ovos que os separa e depois forrado com papel de revista de cor laranja.
No decorrer do projeto surgiu a necessidade de colocar as patas no mocho, pois inicialmente não iriamos colocar, depois de uma longa conversa concluímos que as íamos fazer recorrendo à utilização de palhinhas de plástico.
O nosso Mocho resultou da imaginação, do empenho e da colaboração dos alunos que consideraram o resultado bastante positivo.

Fotos da escultura: