Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Jardim de Infância de Pousada (Vila Real)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
No seguimento das boas práticas ambientais no nosso jardim de infância e integrado nas áreas de conteúdo das expressões e comunicação bem no conhecimento do mundo, levamos este projeto com muita responsabilidade e abraçamos a ideia com carinho.
O grupo tem por hábito uma saída ao exterior envolvente ao jardim todas as sextas feiras de manhã e uma vez por mês uma saída de tarde ao Parque da biodiversidade da Sardoeira- Espaço do qual cuidamos no âmbito das brigadas da floresta. Numa dessas saídas ao Parque foi apresentado o projeto do mocho às crianças e o desafio foi lançado para elaborar um “banco de ideias”.
Num segundo momento decidimos em grupo como iríamos conhecer um mocho e assim podermos ver como ele era. Feita a pesquisa em computador registamos as curiosidades que mais os entusiasmaram sobre as características da espécie. Escolhemos o Mocho Galego (Athene Noctua) por ser uma das espécies mais comuns em todo o Portugal e a sua alimentação ser de algumas espécies (Ratos, rãs, lagartixas) do conhecimento das crianças.
Num terceiro momento ouvimos em grande grupo todas as ideias de como íamos construir o mocho, registamos e negociamos a ideia que consideramos mais interessante (reunia uma diversidade de material de desperdício mais variada).
Feito o levantamento do material e de quem o iria arranjar procedeu-se ao registo das fases de construção por numeração e ordem.
Num papelão adaptado para o registo do projeto fomos colocando as curiosidades apreendidas e pesquisadas, imagens para pintar do mocho galego e os registos (material e construção).
Este desafio permitiu ampliar e enriquecer as aprendizagens das crianças sobre a temática da biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas e da importância dos habitats de cada espécie.

Fotos da escultura: