Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Escultura de um Mocho - Mocho Galego
Mocho Galego - a partir de uma imagem, uma criança desenhou e pintou o mocho e o grupo colou os materiais que decidiu utilizar.
Materiais utilizados: Diferentes tipos de cartão/papel; rolos de papel higiénico; rolhas de cortiça; paus de gelado e café (em madeira); tronco natural; lápis de cor e lápis de cera; tesouras; cola liquida UHU e cola UHU renature.
O projeto Educativo deste estabelecimento “Cuid’ARTE, valoriza a educação ambiental e as expressões artísticas, cuidar do planeta com arte.
A Sala das Estrelinhas (grupo de crianças dos 3 aos 6 anos) este ano letivo tem mostrado bastante interesse pelas aves existentes no jardim da escola, na horta e também é habitual as crianças referirem espécies que existem perto das suas casas. Aceitamos este desafio porque o mocho é uma espécie que as crianças conhecem e as fascina, mas que poucas são as que já observaram esta ave.
Com recurso às novas tecnologias partimos à descoberta do mocho, pesquisando imagens e videos. Foi possível conhecer o seu habitat, as suas características, vocalizações, alimento…
Uma das crianças começou por desenhar e pintar um mocho com recurso a uma imagem. O grupo decidiu utilizar materiais reutilizáveis, que tínhamos disponíveis na sala. Os materiais teriam que estar relacionados com o habitat natural do mocho, as florestas. Acabamos por falar do ciclo do papel, da madeira e das rolhas de cortiça.
A partir da seleção de materiais deu-se inicio à construção da escultura -Mocho Galego:
- Modelagem do corpo e da cabeça em cartão e jornal com recurso à colagem;
- Desenho e recorte dos moldes das asas e cauda;
- Pintura com lápis de cor e lápis de cera de paus de gelado e café, com diferentes tonalidades de castanho e amarelo para depois colar nas asas e cauda (recriação das penas);
- Colagem das asas e da cauda no do corpo;
- Preenchimento do corpo com colagem de rolhas (cor natural);
- Olhos construídos com tiras e círculos de cartão, pintados de amarelo e preto;
- Bico cortado a partir de um rolo de papel higiénico, pintado de amarelo;
- Patas em cartão, pintado de amarelo e unhas pretas;
- Tronco de madeira natural, com folhas em papel com textura, pintadas com diferentes tonalidades de verde (estrutura para apoio da escultura).
A atividade envolveu todo o grupo com bastante interesse, dando espaço à criatividade, ao diálogo e cooperação entre as crianças e adultos. Através desta produção plástica o grupo conseguiu recriar esta espécie, que faz parte da biodiversidade nacional e valorizar a reutilização de materiais.
A escultura encontra-se exposta na escola, para que outros grupos de crianças e adultos a possam observar. Nesta situação pandémica este trabalho foi dado a conhecer às famílias através do grupo no whatsapp.

Fotos da escultura: