Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola Básica de Vilela (Paredes)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Na escola Básica de Vilela, a coordenadora do projeto eco escolas, Quitéria Barbosa, em assembleia de alunos, falou sobre este projeto. Muitas turmas mostraram interesse mas, o projeto do 3CVA, com 20 alunos do 3º ano foi o escolhido.
O MOCHO foi realizado pelos alunos 3CVA com a preciosa colaboração da professora titular de turma, Céu Leal, da Escola Básica de Vilela, Paredes.
Numa primeira fase, os alunos foram desafiados a construir um Mocho, como forma de trabalhar o domínio “Desenvolvimento Sustentável” de Cidadania e Desenvolvimento.
Depois de conhecerem o desafio, os objetivos do mesmo e aproveitado o tema “Animais” trabalhado em Estudo do Meio, os alunos realizaram algumas pesquisas sobre a anatomia do mocho para melhor entenderem como o poderiam elaborar a escultura recorrendo à reutilização de materiais.
Posteriormente, organizaram-se em grupos de trabalho para projetarem o seu mocho. Discutiram, debateram ideias e, em grande grupo-turma, escolheram o projeto que reuniu a anuência da maioria no que respeita à conceção e aos materiais a utilizar.
Escolhido o projeto, passaram à seleção de materiais existentes na escola e que foram recolhidos pelos alunos ou doados por empresas (desperdícios de algumas fábricas de confeção de vestuário existentes na região).
Assim, com uma caixa devoluta (recolhida na cantina da escola) revestida com tecido e coberta com botões, fivelas, fitas e cordão construíram o corpo do mocho.
A cabeça tem como base uma caixa também ela revestida com tecido; os olhos foram feitos numa base de cartão sendo a íris um botão e a zona circundante cordão colorido. O mesmo cordão colorido foi usado para elaborar as listas supraciliares que caraterizam algumas espécies de aves e a que os alunos inicialmente chamaram de “sobrancelhas”. As asas foram criadas com papel canelado. Para unir todos os materiais foi usada cola.
Em todo o processo foi evidente o trabalho de equipa, a experimentação no que concerne a perceber qual o material que melhor se adequava ao aspeto final pretendido para o MOCHO.
O produto final é fruto de um trabalho constante sobre a importância da reciclagem e da reutilização de materiais, desenvolvido transversalmente desde o 1.º ano de escolaridade com esta turma.
Ao longo de todo o processo, os alunos mostraram-se empenhados e sobretudo, felizes com o que estavam a fazer e a aprender.

Fotos da escultura: