Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola EB de Figueiredo (Vila Nova de Gaia)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Este projeto foi realizado pelas turmas do 1º ciclo (3º e 4º anos) nas aulas de Expressões Artísticas.
Primeiro fizemos uma pesquisa sobre os mochos. Decidimos que iríamos aproveitar material existente na escola e mediante esse material fizemos a planificação do mocho.
Para fazer o corpo do mocho escolhemos fazer um saco com pedaços de serapilheira. Dentro do saco de serapilheira para dar forma ao corpo do nosso mocho optamos por utilizar 2 almofadas pequenas já inutilizáveis da sala de pré-escolar.
Após termos a forma do mocho concluída, colamos o mesmo num pedaço de esferovite (cola UHU esferovite) e colocámos um pedaço de madeira para fazer de suporte ao nosso mocho, tornando mais fácil a decoração do mesmo.
Para decorar o mocho recortamos pedaços de tecidos para fazer as penas. Estes pedaços de tecidos foram oferecidos à escola por uma empresa de estofos de Vila Nova de Gaia. Os tecidos foram cortados em forma de gota e colados um a um, com cola quente UHU com a supervisão de um professor.
Os olhos foram elaborados com 2 CD’S e duas tampas de compota de morango, utilizando cola líquida UHU. Para o bico utilizamos um pedaço laranja de um cone já inutilizável da área de Educação Física.
Para as asas do mocho utilizamos um outro cone laranja, o qual cortámos em dois.
Associando o mocho à sabedoria com um cone de linhas, também este oferecido à escola para possíveis trabalhos pela empresa de estofos, elaboramos o chapéu. Este foi forrado por pequenos pedaços de napa preta, também oferecidos à escola em retalhos.
O pedaço de esferovite foi forrado com um saco de papel castanho (de embrulho).
Construímos assim o nosso Mocho Figueiredo reutilizando materiais.
Material: 2 almofadas; 1 saco de serapilheira; tecidos de várias cores; napa preta; 2 CD’S; 2 tampas de frascos de compota; cola líquida UHU; cola quente UHU; cola UHU esferovite; tesoura; esferovite; cones cor de laranja; cones de linhas.

Fotos da escultura: