Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
O projeto da construção do mocho 3D iniciou-se já durante o 1º período, na sequência do que os alunos aprenderam sobre os animais do Outono.
Inicialmente foi ouvida uma história do livor “Histórias que o Outono me contou” sobre os animais e escolheram o mocho para recriar uma personagem.
Para fazerem o projeto do mocho, os alunos começaram por rasgar pequenos pedaços de papel de sacas do pão, colar em cima da imagem do mocho (desenhado numa caixa de cereais), acrescentando-lhe os olhos, orelhas e bico (caixa de ovos), recorrendo a variado material de desperdício.
Para construir o mocho em 3D, levou-se um garrafão vazio para a sala e pediu-se aos grupos para fazerem rasgagem de papel para colocar dentro do mesmo.
As crianças que participaram foram todas as da sala em pequenos grupos: 3 anos, 4 e 5 anos.
Depois com a caixa do leite recortou-se em cartão o corpo do mocho, os olhos, o bico e as asas e colou-se com cola UHU. De seguida, fizeram o revestimento da parte de trás com feltro e colaram no garrafão. As crianças de 5 anos colaram no coração os pedacinhos de recorte das caixas da cola de UHU e realizaram a colagem. As penas das asas foram coladas pelo grupo dos 4 e 5 anos, com ajuda.
Material utilizado: caixa de cereais e ovos, sacos do pão, garrafão de água, caixa de papelão do leite escolar, papel crepe castanho e preto, corretor - caneta, penas, felpo, cola UHU, feltro, 2 ataches
Tempo de realização: aproximadamente uma semana, um bocadinho por dia.

Fotos da escultura: