Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória descritiva
Definição do Problema: Criação de uma escultura de um Mocho com recurso a materiais reutizáveis e cola UHU, dando importância a atitudes saudáveis para o Planeta, tendo como base o estudo e exploração deste ser vivo.
Planificação do trabalho: A importância de não poluir para não destruir os habitats dos seres vivos, nomeadamente o Mocho. Diálogo com os alunos para a sensibilização de cuidar do nosso planeta, tendo em conta a reutilização de materiais já usados e a redução da produção de resíduos.
Objetivos: Fomentar a abertura ao mundo que nos rodeia. Facilitar a aquisição de conhecimentos. Envolver os alunos na pesquisa e realização de trabalho. Estudar animais selvagens.
Pesquisa: A recolha de informação foi feita através da visualização de vídeos no Youtube recorrendo à internet, de enciclopédias sobre animais selvagens, dos livros de Estudo do Meio, manuais da biblioteca. Realizou-se uma ficha técnica do Mocho indicando o Nome, onde vive, de que se alimenta, revestimento do corpo, como se desloca e como se reproduz, em Domínios de Articulação Curricular com as disciplinas de Estudo do Meio e Português. Fez-se um projeto desenhando um mocho em papel reutilizado e através da técnica de Quilling, dobragem de papel de rolo de papel higiénico, fez-se as formas das penas. Com papel reutilizado fez-se os olhos. Com palitos fizeram-se as patas.
Apresentação e avaliação do trabalho: Apresentação no terceiro Conselho Ecoescolas, em que todos os participantes irão ter oportunidade de observar a escultura de mocho e do desafio UHU.
Características do trabalho: Estrutura de suporte rígido(altura:26cm, largura:16cm, profundidade:3 cm) feito com matérias reciclados, papel reciclado, rolos de papel higiénico, cola UHU.
Quantos alunos participaram: 24 alunos do 2º AR da Escola Básica das Ribeiras
Professores envolvidos: Professora Cândida Ribeiro

Fotos da escultura: