Trabalhos 2020-21

Mocho em 3D

Escola EB1/PE Dr. Clemente Tavares - Gaula (Santa Cruz)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva:
O desafio nacional “Construção de um mocho em 3D” foi apresentado pela coordenadora do Programa Eco – Escola, da nossa escola, numa reunião de Conselho Escolar, de modo a divulgar Programa Nacional Eco-Escolas, junto dos docentes, decidindo-se pela participação da nossa escola no mesmo.
Posteriormente, nas aulas de expressão plástica, a professora Ana Freitas divulgou este desafio, junto dos alunos do 1º, 2º e 3º anos, apresentando o regulamento do mesmo de modo a dar início à sua concretização.
O projeto do trabalho foi da responsabilidade do 3º ano de escolaridade assim como a seleção de materiais a utilizar na estrutura e composição do mocho.
No Clube das Artes os alunos do 1º e 2º anos deram início à concretização do projeto de construção do mocho e começou-se por cortar cartão em tiras de modo a compor rolos para a composição da imagem. Recorreu-se ao quilling por ser uma técnica fácil e acessível a todos os alunos.
A realização deste desafio permitiu aos alunos conhecer a marca UHU, marca muito utilizada na concretização de diversas atividades de artes visuais na escola; conhecer o símbolo da marca UHU, desenvolver a criatividade e imaginação e elaborar e concretizar projetos ligados às artes.
Metodologia utilizada/processo de construção do trabalho:
1- Apresentação do desafio aos alunos do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade nas aulas de expressão plástica das AEC´s e no Clube das Artes;
2 – Elaboração de um projeto para a composição da imagem de um mocho (alunos dos 3º anos);
3 – Seleção do projeto mais criativo;
4 – Recolha de materiais para a construção do mocho (cartão);
5 – Corte do cartão em tiras e construção de pequenos rolos para a composição do corpo do mocho;
6 – Colagem dos rolos (técnica de quilling) numa estrutura circular (bola de esferovite reutilizada);
7 – Composição das asas, olhos e cabeça do mocho, com recurso à técnica do quilling;
8 – Exposição do trabalho no hall de entrada da escola;
9 – Divulgação do trabalho no Facebook da escola.

Fotos da escultura: