Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB 2,3 Roque Gameiro (antiga EB 2º e 3º ciclos Roque Gameiro) (Amadora)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Para este trabalho eu comecei por cortar dois círculos na caixa de cereais e alguns restos de papel colorido em retângulos com pouca largura, dispondo-os de modo a que as suas cores ficassem a fazer um degradê por cima das linhas desenhadas nas circunferências cortadas anteriormente, acrescentando no fim uma “bola” de papel amarelo (a última cor que estava no degradê). Colei tudo no seu respetivo lugar com a cola UHU sem solventes twist e glue.
Depois recortei duas tiras de cartão de modo a que juntas tivessem a medida do perímetro dos círculos e abri um buraco suficientemente grande para que caibam as gulodices saudáveis, que mais tarde coloquei, e uni-lhes as pontas. Para forrar esta tira utilizei papel colorido. Cortei-o em várias tiras nas quais fiz vários cortes ate mais de metade, de modo a que sobrasse um espaço para depois dobrar e passar a cola.
Passados todos estes procedimentos, estava na hora de colar as circunferências á tira de cartão.
Agora por fim só falta colar as penas, que desenhei e cortei nuns restos de papel EVA e depois de cortado, colei a um fio já preso á pinhata.
E é só rechear com umas gulodices saudáveis. Eu optei por fazer uma gomas sem açúcar. A receita é muito simples é só juntar gelatina com sabor já diluída em água á gelatina sem sabor e basta esperar que solidifiquem no frigorifico. Como depois da pinhata ser partida as gomas caiem ao chão achei melhor embrulha-las nuns sacos de plástico que tinha aqui em casa já sem uso.
A minha pinhata tem o tema/forma de caça sonhos, que para mim tem os seguintes significados:
Verde (no fundo) - Simboliza a vida;
Degradê- Simboliza as coisas boas da vida, como os sonhos bons;
A forma, caça sonhos- Simboliza que temos de agarrar, ou “caçar”, os nossos sonhos.
Penas- Simbolizam o quão longe os nossos sonhos nos conseguem levar, as mais compridas, mais longe, e as mais curtas, menos longe.
Alice Estêvão nº3 7º5ª

Fotos da pinhata: