Select Page

Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Externato O Mundo da Criança (Torres Vedras)

Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Foi lançado à turma do 6.º ano a proposta de trabalho da ABAE, com parceria da UHU..
Foi discutido com os alunos o que deveria ser e como temos uma área curricular não disciplinar Educação Ambiental, então e por sermos uma Eco-Escola, chegou-se à conclusão que seria interessante fazer uma pinhata com a forma de um animal em vias de extinção.
Este trabalho foi lançado pela professora de educação ambiental ainda de forma online, a quando do confinamento, então de modo a fazer a ligação de algumas disciplinas:
- matemática: fizeram uma ampliação com a técnica da quadrícula de um animal escolhido por eles (a professora deu alguns: golfinho, tartaruga, panda vermelho e coala).
- ciências naturais, também de forma online, os alunos realizaram uma pesquisa sobre receitas saudáveis de doces e posteriormente confecionámos gomas caseiras e colocámos em sacos individuais.
- português – Realizaram uma pesquisa sobre o coala, através da qual descobriram algumas coisas sobre o animal escolhido.
- educação tecnológica- decoração da pinhata, com colagem de tecidos (sobras fornecidas por uma costureira e jornal pintado).
- educação ambiental – a construção propriamente dita, foi realizada nestas aulas, que após se ter verificado que a ampliação realizada pelos alunos de forma online não era grande suficiente, foi realizada em cartão reutilizado (caixa de cartão).
Enquanto, um grupo de alunos estava a fazer a parte prática e a construção da pinhata, outro grupo realizou uma pesquisa sobre o coala e a história da pinhata.
O Coala
Medidas de preservação
Os coalas estão classificados, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, como vulneráveis. A população de coalas teve uma grande redução entre os anos de 1920 e 1930, devido à caça. Atualmente, um dos maiores desafios para a sobrevivência desses animais é a destruição de seu habitat.
Curiosidades
- Os coalas não bebem água, retirando-a diretamente do alimento.
- Os coalas são animais herbívoros e alimentam-se, principalmente, de folhas de eucalipto. Eucalipto é o nome genérico dado a uma planta que possui mais de 600 espécies. Entretanto, os coalas são bastante seletivos e utilizam apenas 5% dessas espécies em sua alimentação
- Os coalas vivem, praticamente, todo o tempo em cima das árvores;
- Eles apresentam uma pelagem com coloração que varia entre o acinzentado e o castanho, podem chegar a cerca de 85 centímetros de comprimento e pesar até cerca de 13 quilos
- Os coalas passam boa parte do tempo dormindo, eles dormem cerca de 18 horas por dia;
- A reprodução é geralmente anual. Assim, como os demais marsupiais, os coalas apresentam uma bolsa, denominada de marsúpio, para onde os filhotes deslocam-se a fim de completarem seu desenvolvimento embrionário. Eles permanecem no marsúpio por cerca de seis meses. A partir daí, passam a viver agarrados ao corpo da mãe, até completarem um ano de vida.
Professora responsável: Susana Pedro
Alunos: Turma 6.º A do Mundo da Criança. – 17 alunos

Fotos da pinhata: