Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Escalão:  2º escalão (2º e 3º ciclos)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
A Coordenadora do projeto Eco-Escolas lançou o desafio à turma A do quinto ano. Estes alunos têm entre dez e doze anos de idade e aceitaram o desafio com muito entusiasmo!
Numa primeira fase, os alunos realizaram uma investigação sobre o que era a pinhata, qual a sua origem e que materiais poderiam ser utilizados na sua execução. Os alunos pesquisaram, também, como fazer gomas caseiras sem adição de açúcar e juntamente com as suas famílias puseram em prática os seus dotes culinários. Posteriormente, deram asas à imaginação e os resultados foram fantásticos! Todos os alunos apresentaram as suas “obras primas”.
O material utilizado foi cartolinas (reaproveitamento de cartolina utilizado noutro trabalho), papel Eva, caixa de cereais, revistas, cola e tesouras.
Este desafio foi realizado no ensino não presencial e o envolvimento dos alunos, na concretização desta atividade foi considerado muito satisfatório. Desta forma, os discentes puderam pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares; educar para uma cidadania ativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências e implementar estratégias para a promoção da sustentabilidade; trabalhar o conceito de Economia Circular e compreender a importância de uma alimentação saudável.

Fotos da pinhata: