Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Associação para o Bem Estar Infantil (Vila Franca de Xira)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Os alunos das turmas dos primeiros anos fizeram algumas pesquisas sobre a origem da pinhata. Sabem que a pinhata é construída com papel crepe, mas como somos uma Eco Escolas considerámos importante aproveitar o material que reciclamos durante o ano. Primeiro decidimos a forma da pinhata. Ficou escolhido que queríamos uma pinhata com o formato de uma fatia de melancia. Foram feitas as medições e todos os alunos pintaram diversas caixas de ovos para a construção deste projeto. Depois de coladas e pintadas as caixas de ovos tinha chegado a hora de montar a fatia de melancia e decorar a mesma com as sementes. Sementes estas que foram recortadas de cartão reciclado preto.
Para o recheio os alunos fizeram uma pesquisa e foi importante pensarem em sobremesas saudáveis para o recheio da pinhata. Fizeram assim um bolo com farinha, ovos, leite e polpa de fruta bem madura (maçã, banana e pera). Moldaram a massa e foi ao forno.
As crianças e professores ficaram surpreendidos com o sabor das guloseimas utilizando a fructose como a principal fonte de açúcar e sabor. Já o resultado final deixa toda a comunidade escolar muito orgulhosa deste trabalho.

Fotos da pinhata: