Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Externato São Miguel (Ovar)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
Para a construção da nossa Pinhata reunimos com o nosso grupo de crianças (Pré-Escolar) para em conjunto decidirmos que representação queríamos fazer. Em conjunto, as crianças do grupo decidiram que queriam representar uma abelha, por estas serem uma visita constante ao nosso parque exterior, e também por saberem do papel importante que estas desempenham no nosso planeta.
Posteriormente, e utilizando caixas de cereais (cartão) e cola UHU construímos a estrutura da abelha inspirados num vídeo disponibilizado no Youtube (Técnicas para uma Eco- Pinhata). A parte da estrutura foi a mais difícil de concretizar por ser minuciosa, e por estarmos a trabalhar com crianças de uma faixa etária tão baixa.
Para a decoração exterior da abelha, utilizamos papel crepe, amarelo e preto, e cada criança teve oportunidade de recortar pedaços de papel e colá-los na estrutura de cartão que tínhamos construído.
Na estrutura fizemos uma abertura, como se fosse uma porta, e que acaba por ficar escondida por baixo do papel crepe, mas que nos permite adicionar o recheio da pinhata.
Para as antenas da abelha aproveitamos uns pompons amarelos, que já tinham sido utilizados na realização de outra atividade, e arame. A boca foi feita com cartolina vermelha e os olhos com folha de jornal e fita cetim preto à volta para os realçar, bem como para fazer o interior dos mesmos.
Para o recheio da Pinhata fizemos em conjunto Gomas Saudáveis com gelatina, e sem adição de açúcares.

Fotos da pinhata: