Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

Escola Básica de Ammaia (Marvão)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
A pinhata foi elaborada com alunos com necessidades educativas especiais sob a orientação das docentes de educação especial e das técnicas (terapeuta ocupacional e da fala).
Começou-se pelo trabalho de pesquisa que foi realizado por um aluno do 8º Ano sobre a origem das pinhatas e que foi muito resumido e explicado aos alunos envolvidos na atividade.
Numa fase inicial e conjuntamente com os alunos escolhemos a forma da pinhata. O formato eleito foi o de um morango, por ser uma fruta boa e saudável e também a preferida dos alunos.
Na construção da pinhata usámos uma caixa de cartão, fio verde, restos de fitas coloridas, um pequeno pedaço de pau e restos de papel de crepe verde, vermelho e preto. Recorremos à técnica de recorte e colagem, usando obviamente cola UHU líquida e em batom, amassaram com a ponta dos dedos das bolinas de papel. Esta técnicas são muito valiosas para crianças com Necessidades educativas especiais, pois exercitam a coordenação motora fina. Além disso, vale salientar que o ato de rasgar os papelinhos faz com que estas crianças trabalhem movimentos simultâneos e alternados.
O conteúdo da pinhata foi preenchido por saquinhos de gomas saudáveis usando a seguinte receita, fornecida também aos alunos:
Gomas Saudáveis
Ingredientes:
– 200 ml de Água
– 4 Folhas de gelatina incolor
– 1 pacote de Gelatina de qualquer sabor (de preferência sem açúcar)
Preparação:
– Cortem as folhas de gelatina incolor em bocados, coloquem numa tigela e cubram com água morna durante uns minutos para amolecerem.
– Numa panela coloquem a água a ferver (pode ferver no jarro elétrico). Assim que estiver a ferver, deitem o conteúdo todo da saqueta da gelatina de sabor. Mexam bem até dissolver completamente.
– Adicionem a gelatina incolor à gelatina de sabor e mexam bem, já com o lume apagado.
– Depois é só colocarem em formas de silicone variadas para que possam ir ao frigorífico solidificar. Tudo é válido para fazermos formatos divertidos.
– Demora no mínimo umas duas horas a ficarem prontas a serem comidas.
Benefícios da gelatina
A gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colagénio, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos e pela reconstituição ou regeneração das articulações. O colagénio age de forma a travar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento. Ela fortalece as unhas e os cabelos, dando-lhes maior resistência, espessura, crescimento e brilho. É também uma excelente fonte de hidratação para a pele e intestinos.
Podem substituir a gelatina por Ágar-Ágar, que é igualmente benéfica para o organismo, mas não é uma fonte de colagénio animal, trata-se de uma gelatina de origem vegetal que pode ser consumida também pelos vegetarianos.
Bom apetite!!
Por fim, veio a diversão. Alguns alunos tentaram puxar a fita certa, depois de algumas tentativas lá acertaram, abrindo-se a pinhata e libertando o seu conteúdo para deleite de todos.

Fotos da pinhata: