Trabalhos 2020-21

Eco-Piñata

CSC- Centro Social de Calendário (Vila Nova de Famalicão)

Escalão:  1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a origem da pinhata:

Memória Descritiva:
O desafio da Eco-pinhata foi lançado aos alunos do 1º ciclo (4º ano)da resposta social de CATL (centro atividades de tempos livres). Foram estabelecidos para o presente desafio os seguintes objetivos:
• Desenvolver o espírito crítico e de iniciativa;
• Promover a estimulação cognitiva, física e emocional;
• Abordar a importância dos 3R’s e colocar em prática no desafio;
• Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica;
• Educar para a importância de uma alimentação saudável e sustentável;
• Fomentar a comunicação e trabalho de equipa;
Inicialmente, foi debatido em grande grupo qual o propósito do desafio e todos os passos a serem realizados. Em primeiro lugar, em pequenos grupos e com recurso à sala de estudo com acesso à internet iniciaram a pesquisa sobre a origem da pinhata. Apesar de a maioria conhecer as pinhatas das festas de aniversário foram bastantes as curiosidades que descobriram sobre a sua origem.
Em debate, foi analisado qual seria a forma e o tema da pinhata. Tendo as crianças ainda muito presente a temática abordada no dia mundial da terra (22 de abril) nomeadamente a consciencialização da preservação da biodiversidade e das preocupações ambientais, surgiu a ideia de representar o planeta Terra na pinhata. A representação da Terra teria assim dois lados, um lado tal e qual como a conhecemos - azul e verde e um lado poluído – lado mais escuro, com o objetivo de alertar e consciencializar para as pequenas atitudes que todos podemos realizar diariamente para o planeta Terra preservar.
Um desafio lançado aos alunos foi que todo o material utilizado teria de existir já na sala ou na instituição. Desta forma, os materiais utilizados foram: balão que estava parado sem utilização; pincel; revistas e jornais; tintas guache (azul, verde, laranja, castanho e preto); cola UHU Twist & Glue Renature e cola UHU branca; luvas; tesoura; caneta preta; cabo de vassoura; gelatina; recipiente para tinta (frascos de vidro) e águacola UHU (balde); cabo de vassoura; fio; papel vegetal.
As fases de construção da eco-pinhata:
1) Encher o balão e recortar os jornais e revistas em tiras;
2) Utilizar cola UHU para unir a ponta de cada tira ao balão – até ficar uma primeira camada;
3) Para economizar o uso das colas UHU, juntamos água às colas num recipiente para as restantes camadas;
4) Após a cobertura total do balão este foi estoirado;
5) Desenhar o planeta terra e pintar os dois lados;
6) Os alunos Vasco juntamente com o encarregado de educação elaboraram a receita das gomas saudáveis para colocar no interior da pinhata;
7) fazer pequenos sacos com papel vegetal para colocar as gomas;
8) Voltamos a fazer uma camada com tira de jornais e revistas para colar a parte da abertura para colocar as gomas;
9) Usámos fio para pendurar a pinhata numa das balizadas;
10) Utilizamos um cabo da vassoura para fazer de bastão;
Conteúdo da pinhata: Gomas saudáveis receita elaborada por um aluno e encarregado de educação e restos de jornais e revistas cortados em cubos.
Técnicas utilizadas: recorte; desenho; modelagem; colagem e pintura.

Fotos da pinhata: